Monólogo revela desafios de viver de arte no país

Um ator isolado em seu camarim. Uma peça que nunca aconteceu. É neste contexto que se encontra o espetáculo "Eu Não Sou João Caetano", que tem estreia prevista para os dias 01 e 02 de setembro, quinta e sexta-feira, às 19h, no Theatro Municipal de Niterói, que tem como patrono o próprio João Caetano.

O monólogo revela fragmentos da biografia de João Caetano, um símbolo do teatro nacional esquecido pela história, que se misturam à história do próprio intérprete Alexandre Guimarães. Numa experiência metateatral, o ator a todo momento reflete sobre a solidão vivida no palco e fora dele. Ao longo do espetáculo, o artista toma consciência que as dificuldades enfrentadas pelos fazedores da arte hoje, ano em que se comemora o bicentenário da Independência do país, são as mesmas há quase duzentos anos: preconceito, falta de recursos, teatros fechados.

"O espetáculo pretende levar o olhar do público para o fazer do artista que está impedido de ir ao teatro, como é essa vida fora dos palcos, os dramas, os desafios de seguir trabalhando. Além disso, a peça trata do péssimo hábito do nosso país de esquecer os seus heróis", afirma Guimarães.

Pernambucano radicado do Rio de Janeiro, Alexandre Guimarães recebeu diversos prêmios com o seu primeiro monólogo O Açougueiro, dentre eles os de melhor ator, melhor monólogo e melhor maquiagem na 16ª edição do Prêmio Cenym de Teatro Nacional, e o de melhor ator no Festival Internacional Janeiro de Grandes Espetáculos 2016. O solo já foi visto por mais de 8 mil pessoas em mais de 20 cidades brasileiras, com temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba. Na TV, participou de novelas como A Dona do Pedaço e Malhação: Viva a Diferença, e também atuou na série Onde Nascem os Fortes, todos esses trabalhos na emissora TV Globo.

O espetáculo foi contemplado pelo edital do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.

João Caetano

Considerado o primeiro teórico da arte dramática brasileira, João Caetano dos Santos, mais conhecido apenas como João Caetano, nasceu em Itaboraí, Rio de Janeiro, em 27 de janeiro de 1808. Desde criança, frequentava o teatro para assistir aos espetáculos que seu irmão, o ator Martinho Vasques, encenava. Apesar da influência artística, inicialmente optou pela carreira militar. Ele foi cadete e chegou a servir na guerra da Cisplatina.

A carreira teatral amadora de João Caetano se inicia quando ele estreia como ator profissional, em 24 de abril de 1831, na peça "O Carpinteiro da Livônia", que depois foi representada como "Pedro, o Grande". Dois anos depois, em 1833, ocupa o Teatro da Praia Grande, na antiga Vila de Praia Grande, hoje, Niterói e funda a Companhia Nacional João Caetano, em associação com a bailarina e atriz Estela Sezefreda, com quem se casa em 1845. Essa companhia foi a primeira composta somente por atores brasileiros e a primeira a ter salários fixos.

O Theatro Municipal de Niterói, considerado por muitos historiadores o palco do nascimento do teatro brasileira, com a estreia dessa companhia - apesar de ser outro prédio no mesmo local -, ganhou em 1900 o nome de Theatro João Caetano.

Ficha Técnica

Intérprete: Alexandre Guimarães
Encenação: Reinaldo Dutra
Dramaturgia: Wellington Júnior / Alexandre Guimarães
Direção de Produção: Christiano Nascimento
Plano de Maquiagem / Visagismo: Leo Thurler
Trilha Sonora: Adam Viana
Vozes Off: Paulo Roberto
Edição de vozes: Berg Oliveira / DJ Mostarda
Figurino: Leo Thurler
Fotos: Lucas Emanuel / Abyner Gomez
Identidade visual: CCQ
Produção: Art Hunter Produções Artísticas e Alexandre Guimarães Produções
Assessoria de imprensa: George Patiño
Gênero: Monólogo (Drama)


Serviço

Estreia do espetáculo Eu Não Sou João Caetano
Data: 01 e 02 de setembro de 2022
Horário: 19h
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)
Classificação Indicativa: 14 anos

Local: Theatro Municipal de Niterói
End: Rua XV de novembro, 35 – Centro - Niterói








Publicado em 29/08/2022

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...