Tânia Alves comemora 50 anos de carreira, com a estreia do seu primeiro monólogo “Criogenia de D.”, adaptado do romance de mesmo nome do escritor niteroiense Leonardo Valente, e que estará em cartaz no Theatro Municipal de Niterói, nos dias 15, 16, 17 e 18 de setembro. O espetáculo retrata a vida afetiva e social de D., personagem de gênero indefinido e que carrega consigo alguns dos mais importantes dramas contemporâneos.

A peça mostra que não há idade para a reinvenção de uma artista. Ela poderia merecidamente apenas colher os frutos das cinco décadas de uma carreira consagrada e marcada por personagens de mulheres fortes, como Maria Bonita.

Zona de conforto, contudo, não é o lugar preferido de Tânia Alves. Aos 72 anos, a atriz mudou o visual para encenar seu primeiro monólogo e interpretar uma personagem misteriosa, densa e de gênero indefinido.

“É um texto diferente de tudo o que já interpretei, e estou encantada. Não vejo a hora de subir no palco para interpretar essa personagem, ou esse personagem, e contar seus dramas com seus ex-maridos. Considero esse papel um renascimento, e estou pronta para esse enorme desafio”, disse Tânia.

“Sou tranquilidade e transbordamento de mim mesmo nos preciosos períodos de desamor; neles sou arisca, maldoso e ardilosa, e vejo o que o idiota nunca viu ou fingiu não ver”. É assim, oscilando entre feminino e masculino em artigos e adjetivos que D. se apresenta e conta alguns de seus dramas sentimentais e existenciais que pegam rapidamente o público pela identificação. Ao falar sobre si, D. relata alguns dois principais dramas da vida contemporânea. Segundo o diretor do espetáculo, André da Costa Pinto, Tânia, que por tantos anos quebrou estereótipos e padrões, surpreenderá mais uma vez, e de forma ainda mais radical.

“Tania é uma atriz de um talento imenso e a primeira a romper antigos padrões de protagonistas mulheres na dramaturgia brasileira, acostumada a dar esses papéis apenas a atrizes loiras. Alguns de seus personagens, como Maria Bonita, estão eternizados no cinema e na TV. Dessa vez, ela comemora 50 anos de carreira quebrando mais estereótipos, vivendo uma personagem de gênero indefinido que vai mergulhar nos sentimentos e dramas mais profundos de nossa sociedade contemporânea, isso aos 72 anos, em plena forma e no auge de suas potencialidades artísticas. Todos ficarão surpresos e encantados com sua atuação”, disse André.

Tânia e André foram os responsáveis pela adaptação do texto do espetáculo, uma produção da InCartaz.. O espetáculo também terá uma parte musicada por Gastão Villeroy, um dos músicos mais renomados do país e que já dividiu os palcos com principais nomes da música brasileira.

“Além de grande atriz, Tânia Alves é uma grande cantora e não poderíamos deixar esse potencial de lado, que vai dar um toque ainda mais especial à D. Leonardo Valente adaptou parte do texto original para letras de música, e Gastão Villeroy compôs as melodias, e o resultado vai encantar a todos”, contou André.

O livro que deu origem ao espetáculo, “criogenia de D. ou manifesto pelos prazeres perdidos” (Editora Mondrongo), foi lançado no Brasil no ano passado e está sendo apontado pela crítica como marco literário no tratamento de gênero de uma personagem. Ainda este ano, será lançado na Argentina, Chile, Uruguai e Portugal.


Serviço

“Criogenia de D.” - Teatro

Datas: De 15 a 18 de setembro de 2022
Horário: Quinta, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h.
Duração: 60 min
Classificação etária: 14 anos

Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia e ingresso social, quem levar um livro em bom estado ganhará 50% de desconto no ingresso. Os livros serão doados para bibliotecas comunitárias de Niterói).

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro 35, Centro, Niterói.
Telefone: 3628-6908

Bilheteria

Link das vendas: Link de vendas - Sympla

Ingressos à venda na bilheteria do teatro - aceita dinheiro, cartões de crédito/débito e Vale Cultura
Horário de Funcionamento:
Dias com espetáculo - Quarta a domingo, das 14h até o início do mesmo.
Dias sem espetáculo - Quarta a sexta, das 14h às 18h.








Publicado em 08/09/2022

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...