O Theatro Municipal de Niterói recebe, na terça-feira, 22 de novembro, às 19h, o show de comemoração de aniversário do sambista Zé Katimba, que completa 90 anos em novembro. O sambista sobe ao palco acompanhado de muitos convidados e dos músicos do Grupo Sons Brasil, com participação de Ivan Mendes do Candongueiro, para celebrar a comemoração. Entre os convidados estão, Jorge Aragão, Zé Inácio, Inácio Rios e Mirandinha Sambista.

Cantor e compositor, José Ignácio dos Santos Filho, Zé Katimba nasceu no ano de 1932 na pequena Guarabira, no brejo da Paraíba. Em 1959, participou na fundação da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. No início, era puxador de corda. Uma década depois, em 1969, entrou para a ala dos compositores da escola. Seu primeiro sucesso foi "Barra de ouro, barra de rio, barra de saia", de 1971, samba-enredo que classificou a escola em 7º lugar do Grupo 1 no desfile daquele ano. Este samba é considerado uma inovação para a época e um marco a história do samba-enredo, tendo em vista o uso de apenas 18 linhas na letra, quando o mais usual são letras com mais de 30 linhas. Neste ano a Imperatriz Leopoldinense só não desceu para o Grupo de Acesso, na época, Grupo 2 por causa da inovação na letra da composição, que ganhou 10 de todos os jurados.

No ano de 1972, o sucesso de "Martim Cererê" fez com que Zé Katimba virasse personagem da novela "Bandeira 2", da Rede Globo, escrita por Dias Gomes, com Grande Otelo no papel de sambista. Além de "Martim Cererê", tema de abertura, outras duas músicas de sua autoria fizeram parte da trilha sonora, que vendeu 700 mil cópias. De sambas-enredos de sua autoria, e que fizeram grande sucesso nos carnavais, destacam-se, ainda, "O teu cabelo não nega - Só dá lalá", de 1981, uma homenagem a Lamartine Babo (1º lugar do grupo 1A), e "Terra Brasilis", de 1990, que classificou a Imperatriz em 4º lugar do Grupo Especial no desfile daquele ano.

Em 1992, Zé Katimba lança, pela Niterói Discos, o LP "Mais Que Feliz". Esse projeto contou com a produção e arranjos de Alceu Maia e reuniu importantes músicos do samba como Cláudio Jorge (violão), Gordinho (surdo, tamborim e tam-tam), Paulinho da Aba (pandeiro), Jorge Simas (violão 7 cordas), Paulinho Brek (bateria), Darcy de Paula (teclados), Celsinho Silva (agogô, ganzá e recoceco), Ivan Machado (baixo), além de Cláudia Teles, Martinália e Analimar num afinado coro. O LP, que remete o ouvinte a uma reunião de pagode espontânea, apresenta belos sambas e se destaca pela harmonia impecável.

Confira a biografia de Zé Katimba no Mapeamento Cultural


Serviço

Zé Katimba – 90 Anos
Data: Terça-feira, 22 de novembro de 2022
Horário: 19h
Promoção: 1kg de alimento não perecível, retirada de até 2 ingressos por pessoa na bilheteria do Theatro no dia do evento, a partir das 16h30. Validação da gratuidade mediante entrega da doação.
Ingressos: Bilheteria do Theatro
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Evento Gratuito

Promoção de gratuidade:
- Retirada de até 2 ingressos por pessoa na bilheteria do teatro no dia da programação, a partir das 16h30;
- 1kg de alimento não perecível em prol do projeto Niterói Solidária, realizado pela Prefeitura de Niterói;
- Validação da gratuidade mediante entrega da doação por pessoa no dia da programação.

Local: Theatro Municipal de Niterói
End.: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624








Publicado em 25/10/2022

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...