Depois de homenagear o mestre Cartola, em 1998, o Arranco de Varsóvia está de volta com mais um trabalho dedicado a outro grande nome da música brasileira: Martinho da Vila. O show poderá ser visto dia 13 de agosto de 2011, às 21h, no Teatro Municipal de Niterói.

Gravado ao vivo no Teatro FECAP (São Paulo) em novembro de 2008, Pãozinho de Açúcar – Arranco de Varsóvia canta Martinho da Vila é o primeiro DVD da carreira do grupo carioca, que há quase quinze anos se dedica ao samba e é formado por Andrea Dutra, Cacala Carvalho, Elisa Queirós (as três nos vocais), Muri Costa (voz e violão) e Paulo Malaguti Pauleira (voz e piano). O DVD e CD serão encartados juntos.

O DVD traz 17 faixas que passeiam por diversas fases da carreira de Martinho da Vila, entre os anos de 1969 e 2008, como os sambas de partido-alto Casa de bamba, Na aba, Quem é do mar não enjoa. Também há lugar para duas inéditas: Disritmou, parceria de Martinho com Carlinhos Vergueiro, e Amigo Martinho, presente da dupla Monarco e Ratinho. O DVD tem participações especiais do próprio homenageado (em Me faz um dengo, Devagar devagarinho, Quem é do mar não enjoa e O pequeno burguês) e de outro bamba, Nelson Sargento (em Nossos contrastes e Ex-amor).

A releitura do Arranco de Varsóvia para as canções de Martinho ganhou aprovação total do próprio artista, que considera o grupo “diferente”, e elogiou a nova gravação de Pãozinho de Açúcar. “O compositor geralmente gosta de ver a sua obra tendo outra leitura, outra forma. A gente só não gosta quando essa nova leitura tira a essência. Mas no Arranco, ela até chamou a atenção para determinados fatos da música que passavam despercebidos. É um avanço!”, diz Martinho da Vila.

Dirigido por Jeanne Duarte e Mario de Aratanha, Pãozinho de Açúcar – Arranco de Varsóvia canta Martinho da Vila foi gravado pela produtora CineViola. Os extras trazem fotos dos bastidores da gravação, os ensaios, e o making of da pintura do muro do Clube Renascença feita pelo artista plástico Eduardo Denne, além das músicas Pra mãe Tereza e Xodó de mãe, gravadas em dueto “virtual”: o Arranco de Varsóvia no palco, com Martinho no telão. No show, participam os músicos Márcio Almeida (cavaquinho), Zé Luiz Maia (baixolão), Bruno Cunha (percussão), Miúdo (percussão) e Rodrigo Reis (percussão).

Sobre o Arranco de Varsóvia

O Arranco de Varsóvia nasceu em 1992, quando Paulo Malaguti Pauleira procurou o amigo Muri Costa para montar um grupo dedicado ao samba. Logo depois, juntaram-se à dupla Eveline Hecker, Soraya Ravenle e Rita de Cássia, dando origem à primeira formação do Arranco. O primeiro disco, Quem é de sambar, reunia compositores de todas as vertentes do samba, e foi lançando em 1997 pelo selo Dubas. Em 1998, Cartola foi homenageado pelo grupo no CD Samba de Cartola. Em 2001, o Arranco mudou sua formação feminina com o ingresso de um novo trio: Andrea Dutra, Cacala Carvalho e Elisa Queirós. O terceiro disco, Na cadência do samba, chegou em 2005, e conquistou o Prêmio Tim de Melhor Grupo de Samba, em 2006.


SERVIÇO

Arranco canta Martinho
Data: 13 de agosto de 2011
Horário: 21h
Ingresso: R$ 20
Duração: 75 minutos
Classificação etária: livre

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Tel: 2620-1624


Tags:






Publicado em 01/06/2021

Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Os Bonitos homenageiam a Jovem Guarda no Municipal Sábado, 11 de maio
Um Brinde à Poesia na Sala Carlos Couto Sábado, 11 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966