Tendo como base a literatura de cordel e as novelas populares, "O Rico Avarento e outras histórias de Ariano Suassuna" foi criado a partir de dois entremezes curtas escritas para o teatro de bonecos: O Rico Avarento, O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna. O espetáculo poderá ser visto, no período de 07 a 29 de agosto, no Teatro Municipal de Niterói.

A primeira delas, O Rico Avarento, tem como protagonista Tira-Teima, um homem simples e desempregado, porém muito esperto que consegue tra­balho na casa de um velho rico e avarento. No desenrolar da história, vários personagens batem à porta do rico pedindo esmolas e são dispensados por Tira-Teima, que obedece às ordens do rico.

Durante a história são ouvidos vários bodejados que anunciam a presença do canito chefe, que finalmente aparece e leva o rico avarento para o inferno por castigo, devido a sua mesquinharia. Quando chega a vez de Tira-Teima ser levado também, este se livra do canito chefe e de seus comparsas provando a força da esperteza e da inocência do homem simples e pobre nordestino.

Em seguida é a vez de O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna, adaptação de um folheto de Francisco Sales Areda, de uma peça de teatro para mamulengos e de um romance ibérico. Esta peça foi base para a auto­ria de A Farsa da Boa Preguiça. O protagonista é o poeta e cantador Joaquim Simão, pobre e preguiçoso, que vive com sua mulher e mais dez filhos num casebre.

Por mais que sua esposa peça, Simão nega-se a trabalhar, conven­cendo-a com suas desculpas. Num belo dia, um vaqueiro penalizado pela situ­ação da mulher, presenteia o casal com uma vaca. Joaquim Simão, que de­testa o presente, troca a vaca por um burro, o burro por uma cabra, a cabra por um galo e o galo por um pão francês.

Um homem rico que presencia as trocas aposta dinheiro com Joaquim, dizendo que sua esposa não vai gostar do resultado das trocas. Joaquim – que bem conhece sua mulher – aceita a aposta e sai vitorioso levando o dinheiro do rico. Finalmente, a partir de uma ironia do destino e da aposta, Joaquim Simão torna-se um homem próspero, dono de uma fazenda chamada “Fazenda Homem da Vaca”.

Dessa maneira, as duas peças retratam através de brincadeiras lúdicas e cantigas do cancioneiro popular o cotidiano do povo nordestino retratado na literatura de cordel. O Rico Avarento e outras histórias de Ariano Suassuna é um espetáculo não só infanto-juvenil, devido a forma com que é encenado (estética do conta e faz) e a presença de uma moral no final da história, mas também um espetáculo adulto, onde a obra de Ariano Suassuna é encenada de forma convidativa e bem humorada.


SERVIÇO

"O rico avarento e outras histórias de Ariano Suassuna"
Data: 07 a 29 de agosto de 2010
Horário: sábados e domingos às 16h
Ingressos: R$ 20
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Tel: 2620-1624


Tags:






Publicado em 02/06/2021

Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Os Bonitos homenageiam a Jovem Guarda no Municipal Sábado, 11 de maio
Um Brinde à Poesia na Sala Carlos Couto Sábado, 11 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966