A pianista carioca Luciana Hamond homenageia o compositor brasileiro Villani- Côrtes - que completa 80 anos neste 2010- , com um recital de piano solo com obras do compositor, no Teatro Municipal de Niterói, no dia 21 de julho de 2010, às 19h . Haverá também o lançamento CD “Luciana Hamond interpreta Villani-Côrtes: prelúdios, interlúdios e canções para piano solo”.

A importância do recital Tributo a Villani-Côrtes se dá, em primeiro lugar, através da apresentação do primeiro CD dedicado inteiramente às peças para piano solo do compositor Villani-Côrtes, dono de uma das mais vastas e respeitadas obras da música erudita brasileira.

Em segundo lugar, as obras do recital são representativas da obra do compositor, deixando transparecer o ambiente sonoro vivenciado pelo compositor permeando entre a música clássica, com influências de Debussy e Chopin, e a popular, como os clássicos do jazz e os gêneros da música brasileira.

Finalmente, o CD de produção independente de Luciana Hamond e marca o debut da pianista carioca no mercado fonográfico. A pesquisa e a escolha do repertório foram feitas após a conclusão do mestrado sobre os prelúdios para piano solo do compositor. O CD foi gravado e masterizado no Estúdio DRUM (RJ) por Alexandre Hang, com direção de gravação de André Poyart e Eliane Tauile.

Edmundo Villani-Côrtes

Nascido em Juiz de Fora, Edmundo Villani-Côrtes (1930) teve sua iniciação musical no ambiente familiar. Suas primeiras influências foram as programações de rádio e os filmes musicais. A sua atividade profissional é diversificada, atuando como compositor, regente, arranjador, professor, pesquisador e pianista. Integrou o corpo docente da UNESP como professor de composição e contraponto até se aposentar, em 1999.

Sua produção musical reúne um acervo de mais de 200 obras, escritas para diversas formações instrumentais, dentre as quais destacam-se: o Ciclo Cecília Meireles (1987), o Concerto para Vibrafone e orquestra (1994), os Postais Paulistanos (1995), e Te Deum (2007), dedicado às comemorações dos 150 anos da cidade de Juiz de Fora, e Aleluia (2009), obras premiadas pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), além da ópera Poranduba (1998). Atualmente Villani-Côrtes leciona no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim em São Paulo.


SERVIÇO

Tributo a Villani-Côrtes no Municipal de Niterói
Datas: 21 de julho de 2010
Horário: 19h
Ingressos: R$ 5,00
Classificação indicativa: Livre

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Tel: 2620-1624


Tags:






Publicado em 04/06/2021

Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Os Bonitos homenageiam a Jovem Guarda no Municipal Sábado, 11 de maio
Um Brinde à Poesia na Sala Carlos Couto Sábado, 11 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966