Na sexta-feira, 09 de setembro de 1988, estreia em Niterói um espetáculo imperdível. "O Beijo da Mulher Aranha", traz ao Theatro Municipal uma montagem de primeira qualidade do famoso texto de Manuel Ruig, que recebeu recentemente a seguinte consideração do autor: "Já vi encenações ótimas, só discretas e até péssimas da minha peça. A versão com Nilton Castro e Antônio Gonzalez vivendo os dois principais personagens, é das melhores".
Esta montagem, dirigida por
Eduardo Cabus, estreou em julho de 1984 em Salvador, onde ficou mais de um ano em cartaz. Depois, o espetáculo percorreu muitas cidades em todo o país. No Rio, a peça esteve em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, recebendo elogios da crítica.
Com montagens no mundo inteiro e uma versão para o cinema, sob a direção de Hector Babenco, "O Beijo da Mulher Aranha" conta a história de dois prisioneiros, um homossexual e um guerrilheiro, que apesar das diferenças políticas, sociais e sexuais precisam conviver em harmonia no exíguo espaço de uma cela de prisão. Precisando mais do que nunca sair da cadeia para cuidar de sua mãe doente, Molina (o homossexual) faz um trato com o diretor do presidio, propondo-se a passar a ele todas as informações que Valentim, preso politico de grande importância para o governo, possa lhe dar. Mas, Molina acaba se apaixonando por Valentim, mudando por completo o rumo da história.
O texto da peça, de extrema riqueza temática e poética, tem um toque de comédia através do personagem homossexual Molina cuja composição é caricatural, fato que diferencia a peça do filme homônimo de Hector Babenco. E através deste personagem, que Nilton Castro recebeu no ano de 1984, o Premio Martin Gonçalves, como o melhor ator do Teatro Baiano.
Serviço
"O Beijo da Mulher Aranha"
Datas: 9, 10, 11, 17 e 18 de setembro de 1988.
Horários: Sextas e sábados, às 21h30; domingos, às 19h.
Ingressos Cz$ 800,00
Theatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói
Tags: