Por Ana Paula Soares para O Fluminense

Espetáculo 'Que Ópera é Essa?’ celebra 10 anos e retorna aos palcos após seis anos de intervalo. O retorno se dá com praticamente todo o elenco original

Nascido em 2003, o espetáculo musical Que Ópera é Essa?, que exibirá 14 cenas e comemora seus 10 anos de existência, volta aos palcos do Teatro Municipal de Niterói, onde se apresentou pela última vez em 2007. O retorno se dá com praticamente todo o elenco original: os cantores Carla Odorizzi, como mezzo-soprano; Fabio Belizallo, como barítono; Helen Heinzle e Magda Belloti, como sopranos; a pianista Talitha Peres e o apresentador Robson Leitão, e com um novo integrante, o tenor Erick Alves. O espetáculo acontece entre os dias 14 e 16; sexta e sábado às 20h, e domingo às 19h.

No programa, I Lombardi (Giuseppe Verdi), Samson et Dalila (Camille Saint-Saens), Hérodiade (Jules Massenet), Tannhäuser (Richard Wagner), Les contes d’Hoffmann (Jacques Offenbach), La Bohème (Giacomo Puccini), Don Giovanni (Wolfgang Amadeus Mozart), Carmen (Georges Bizet) e La Traviata (Giuseppe Verdi), entre outras.

'Para mim, essa apresentação é o mesmo que reunir os amigos que vestem a camisa e trazem seus talentos para se juntar aos nossos. Somos uma equipe quase com a mesma formação desde o começo. E o nosso objetivo é fazer com que cada um cante o que gosta e se identifique. Sendo assim, o trabalho flui com muita tranquilidade e atinge em cheio aquele que queremos: o público. E isso, sem dúvida, é muito prazeroso', afirma a soprano Magda Belloti, que recebe o respaldo do apresentador Robson Leitão.

'Desde 2003, foi criada uma sintonia, uma afinação, por assim dizer, entre nós. E isso faz com que a confiança no trabalho um do outro seja constante. Além disso, conheço e aprecio o trabalho individual de cada um dos integrantes do grupo. Todos os cantores são integrantes ativos do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mas cantam também em outras formações ou como solistas', conta ele.

O espetáculo, idealizado pela soprano Magda Belloti e pelo professor de História da Ópera Robson Leitão, desde sua primeira edição, se propõe a mostrar ao público que a ópera não é um produto cultural tão elitista, através de uma abordagem diversificada: cronológica, musical e artística.

'A ópera foi um espetáculo extremamente popular nos séculos passados em todo o mundo. Aqui no Brasil, por falta de conhecimento e incentivo, a população se afastou por várias razões. Quando ocorrem montagens a céu aberto é impressionante o número de pessoas que vão se deliciar com esses espetáculos. Por isso, o nosso Que Ópera é Essa? traz uma abordagem bastante diversificada mostrando diversas óperas. Enfim, mostramos o maior número possível (dentro de um espetáculo) de títulos operísticos diferentes para que o ouvinte tenha uma abordagem cronológica, musical e artística com textos narrados ao vivo explicando o que cada cantor irá interpretar', explica Magda.

Em outras edições, o projeto musical teve um número maior de cantores, mas agora eles voltam a ser a mesma quantidade da primeira apresentação, em 2003: cinco. Robson Leitão, que sempre trabalhou no espetáculo, além da apresentação, assina a direção cênica e os textos do Que Ópera é Essa? e comenta a função de maior dificuldade.

'Por incrível que pareça, a parte mais complicada é a criação dos textos que pautam minha apresentação em cena, pois tenho que resumir no espaço de poucos minutos o enredo de uma ópera e explicar, sem ser chato, o que o público vai assistir em cada uma das cenas', diz ele.

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35, no Centro. Mais informações pelo telefone 2620-1624.








Publicado em 02/05/2013

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...