O texto de Jean-Jacques Bernard, traduzido e adaptado por Themístocles Silva, conta a história de André Marlan, que retorna para casa depois de três anos nas trincheiras da guerra. No elenco, Bárbara Santos e Themístocles Silva. Direção de Ricardo Sanfer.

Amor, traição, ódio e ciúme. Esses são os temas da leitura dramatizada da peça Amor em Chamas, que será realizada no próximo dia 30, no Teatro Municipal de Niterói. O espetáculo, que tem como pano de fundo a guerra, mostra como tudo é destruído e devastado após uma grande batalha, inclusive a vida das pessoas. O texto de Jean-Jacques Bernard, traduzido e adaptado por Themístocles Silva, conta a história de um homem, André Marlan, que retorna para sua casa depois de três anos nas trincheiras da guerra. Naquele lar, e entre tantos outros, a paz parece reinar como um sonho para o recomeço na vida de um casal, mas, ironicamente, o pior pesadelo parece estar apenas para começar.

Jean-Jacques Bernard foi um dramaturgo francês reconhecido como um dos autores proeminentes da escola do silêncio, ou, como alguns críticos chamavam, a "arte do não expresso", que consistia no diálogo que expressava atitudes reais dos personagens. Ele deixava por conta dos atores a carga da cena. E, a cada dia que passa, as leituras dramatizadas têm ganhado mais espaço. O diretor desta leitura, Ricardo Sanfer, ressalta que este tipo de teatro está se tornando mais expressivo.

"Com uma leitura dramatizada, os atores podem colocar para fora toda a sua emoção e, assim, dar mais veracidade ao que está sendo lido. É uma prática fascinante", afirma.

Matheus Zanon, diretor de comunicação da Associação de Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói (Atacen), relata que o teatro é uma importante ferramenta de disseminação da cultura. A ideia de montar um ciclo de leitura era levar para a população textos de autores conhecidos, porém pouco explorados.

"O ciclo surgiu com o intuito de apresentar ao público de Niterói e região, textos de autores conhecidos que dificilmente poderiam ser montados por grupos da cidade, por questões financeiras. A cada ano, é realizada uma seleção entre artistas e grupos para a escolha das oito montagens que são realizadas durante o ciclo. Além de possibilitar o conhecimento de textos dramatúrgicos, o ciclo apresenta outra visão do teatro, que é a leitura dramatizada, na qual os atores realizam a peça com o texto e poucos adereços cênicos, para estimular a imaginação da plateia", declara.

O ciclo também abre espaço para novos diretores e experimentação dramatúrgica, podendo inovar nas montagens, o que, dificilmente, é alcançado no teatro comercial.

"A leitura da peça Amor em Chamas faz parte do V Ciclo de Leituras Dramatizadas de Niterói, realizada pela Atacen. Neste ano, as leituras tiveram início no mês de março e sempre acontecem toda última terça-feira do mês", explica Matheus.

Segundo Ricardo Sanfer, a mensagem que é deixada após a leitura é muito mais complexa do que imaginamos.

"A guerra, o ódio e a culpa, não só mata as pessoas, como as destroem de dentro para fora. Esse sentimento que o autor quer mostrar, o vazio nas famílias, a desilusão e a tristeza que as pessoas carregam como uma cicatriz em sua alma, é um retrato das batalhas", resume.

A expectativa da Atacen é oferecer ao público um trabalho de qualidade, com atores da região, em um teatro que é referência para a cidade.

"Em cinco anos de apresentações, temos uma frequência média de 300 pessoas na plateia, o que confirma que a cidade já adotou o Ciclo de Leituras como uma programação fixa. Só temos a agradecer à cidade, ao apoio que nos dão para a realização das leituras e a confiança depositada em cada espetáculo", conclui.



Amor em Chamas, de Jean-Jacques Bernard
V Ciclo de Leitura Dramatizada
Data: Terça-feira, 30 de Julho de 2013
Horário: 19h
Ingresso: Gratuito
Distribuição de 250 senhas 30 minutos antes do início do espetáculo
Duração: 60 minutos Classificação etária: 12 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624





Tags:






Publicado em 02/06/2013

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...