O NEPAC (Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas) apresenta no Teatro Municipal de Niterói, a adaptação do conto dos irmãos Grimm. Um dos clássicos infantis mais tradicionais, e Rapunzel, a menina de longas tranças que a bruxa trancou numa torre, aqui é contada de uma forma diferente. O texto dos irmãos Grimm foi adaptado por Leonardo Simões e é interpretado por Ana Moura, Melissa Prado e Pedro Maia. Na peça, quem conta a história é uma empregada doméstica, mesclando referências da fantasia com os seus afazeres, como forma de tornar mais leve sua rotina de trabalho.

As apresentações serão realizadas todos os sábados e domingos do mês de julho, sempre às 16h.

Com um cenário construído com materiais domésticos e que remetem ao ambiente onde a história é narrada, Rapunzel traz personagens do cotidiano para viverem o conto da menina de longas tranças e de seu príncipe. O figurino e os adereços foram concebidos por Ney Madeira, na primeira montagem, em 1996, e refeitos dez anos depois. Desde então o espetáculo de Leonardo Simões integra o repertório do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (NEPAC).

Na visão do figurinista e do encenador, tudo se transforma: uma mala velha simboliza um muro; bolinhas de brinquedo são rabanetes; o bebê Rapunzel é uma boneca de pano; as tranças de Rapunzel são feitas de cordas de nylon; a torre é uma escada de serviço; sua cortininha parece um par de panos de prato presos a uma haste metálica como se fosse uma cortina do box de um banheiro; o espinheiro em volta da torre são cabideiros adereçados com escovas de limpeza e por aí vai.

A trama é contada por uma empregada doméstica, a Celestina, vivida por Ana Moura. "Na verdade eu entendo esta montagem como um resgate do conto. Muitas crianças de hoje não conhecem Rapunzel. Eu mesma não sabia toda a história, apenas a parte que envolve as tranças e a torre.", afirma.

Apesar de ter diversas músicas, o espetáculo não é um musical, afirma o diretor Leonardo Simões. "O espetáculo tem algumas músicas que foram compostas especialmente para a peça, por Dante Carnevale e Eliane Dias, e outras que foram colhidas do cancioneiro popular (Se essa rua fosse minha, Canto de chegança e Tô presa por um cordão); e ainda duas canções da nossa MPB: Canção da despedida e Canta Coração, ambas de Geraldo Azevedo. Todas essas músicas têm no espetáculo uma função narrativa; isto é, não interrompem a peça apenas como ilustração ou divertimento, elas ajudam a criar o clima das cenas, para acentuar o estado das personagens ou mesmo para dar continuidade ao que é contado." Além dos atores em cena, o espetáculo tem músicas tocadas ao vivo por Haroldo Saraiva, com participação do ator Pedro Maia também ao violão.


Ficha Técnica:

Texto e direção: Leonardo Simões
Elenco: Ana Moura, Raquel Penner, Pedro Maia, Luiz Filipe Carvalho e Paula Sholl
Haroldo Saraiva e Pedro Maia
Cenário e Figurinos: Ney Madeira
Cenógrafa-executora, Figurinista-executora e Aderecista: Catia Vianna
Iluminação: João Franco e Raphael Cesar

As músicas compostas para o espetáculo são de Dante Carnevale e Eliane Dias
Programação visual: Eduardo Calian
Assistente de produção: Gisele Vargas

Co-produção: Leonardo Simões e Roberto Muniz
Realização: Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (nepac)


Serviço

Rapunzel, infantil
Dias: De 06 a 28 de jlho de 2013
Horários: Sábados e domingos às 16h
Preço: R$ 40,00
Duração: 50 minutos.
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 - Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 02/06/2013

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...