O Projeto Hora do Almoço, do Teatro Municipal de Niterói, apresenta no dia 04 de setembro de 2013, quarta-feira, às 12:30, a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. No programa, obras de Manuel de Falla, Paul Hindemith, Edino Krieger e Alberto Nepomuceno.

Solista convidado: Fernando Thebaldi. Maestro convidado: Tobias Volkmann.

Para a temporada de 2013, a Orquestra programou uma série de concertos, nas quais relembrará obras do repertório tradicional apresentadas em seus 52 anos de existência. Contempla a vanguarda brasileira da música de concerto.

Programa

Hindemith - Trauermusik para viola e orquestra de cordas
Edino Krieger - Basiliana para viola e orquestra de cordas
Manuel De Falla - Suíte El Amor Brujo
Alberto Nepomuceno - Batuque, movimento final da série Brasileira


Tobias Volkmann

Tobias Volkmann é um dos poucos jovens regentes brasileiros que já constroem uma trajetória internacional consistente. Duplamente premiado no Concurso Internacional de Regcia Jorma Panula em 2012 na Finlândia, Volkmann obteve o Segundo Prêmio e foi nomeado A Escolha da Orquestra. Em 2013, estreou em São Petersburgo (Rússia) junto à Orquestra Sinfônica Estatal do Hermitage como convidado do festival Musical Olympus, em concerto na tradicional sala da Capela Estatal Acadêmica.

Volkmann conduziu importantes orquestras em concerto, entre elas a Orquestra Sinfônica do Porto – Casa da Música (Portugal), Orquestra Sinfônica do Chile, Orquestra Lyatoshinsky de Kiev (Ucrânia), Orquestras Sinfônicas de Vaasa e de Jyväskylä (Finlândia), Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional - UFF, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica da UFRJ.

Desde 2012 é maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre 2009 e 2011, Volkmann atuou como assistente de Ronald Zollman junto às orquestras da Universidade Carnegie Mellon de Pittsburgh (EUA), onde concluiu o mestrado em regência orquestral.

Tobias Volkmann também obteve o 1º prêmio no Concurso Carlos Gomes de Regência Orquestral, realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em 2010. Além da formação na Escola de Música da UFRJ, estudou com importantes mestres em master classes internacionais, destacando-se os maestros Kurt Masur, Jorma Panula, Guillermo Scarabino e Fabio Mechetti.

Fernando Thebaldi

Antes de se tornar Mestre pelos Conservatórios Real de Haia, Rotterdam e Tilburg, Fernando Thebaldi começou a experimentar a música através de um piano instalado na casa de sua família, uma das primeiras representantes da colonização italiana no estado do Espírito Santo. Aos quinze anos, assistindo a um concerto da Filarmônica capixaba, conheceu a sonoridade da viola e, com ela, o princípio de uma paixão.

Em 1984, mudou-se para o Rio de Janeiro e iniciou seu bacharelado na UNIRIO, encontrando no trabalho da violista e professora Marie-Christine Springuel uma referência semelhante àquela que, mais tarde, surgiria na inspiradora amizade com sua mestra holandesa Gisella Bergman.

Fernando Thebaldi vem se apresentando como solista e camerista no Brasil e em países como Bélgica, Itália, Suíça, Ilha de Saint Maarten, Paraguai, Africa do Sul, Colombia e EUA. Viveu por dez anos na Holanda, onde cursou seus mestrados, subiu ao palco da Concertgebouw de Amsterdam com o Artemis Ensemble e integrou as orquestras Randstedelijk Begeleidings, Adamello Ensemble, Brabants Kamerorkest, Laurens Bach Orkest e Dordts Kamerorkest.

Como viola do Quarteto Radamés Gnattali, foi indicado ao Grammy 2012, venceu o Prêmio Itaú Cultural 2009 e o Carlos Gomes 2010. Com o quarteto dedica-se à gravação de obras de compositores nacionais resultando em registros como "Quadro Brasil", "As Quatro Estações Cariocas", "Prelúdio XXI" e "Integral dos Quartetos de Cordas de Villa-Lobos" em DVD e Blu-Ray. Com este último registro, Fernando se converte no primeiro violista brasileiro a executar em concerto e gravar a obra integral para quarteto de cordas do mestre Heitor.


Serviço

Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, música
Projeto: Hora do Almoço
Data: Quarta-feira, 04 de setembro de 2013
Horário: 12h30
Duração: 60 minutos.
Classificação: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 02/09/2013

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...