Na Quinta-feira, 05 de setembro de 2013, às 19h, o Teatro Municipal de Niterói recebe o Trio Madeira Brasil. Um encontro de craques das cordas - Ronaldo do Bandolim, Zé Paulo Becker (violão de 6) e Marcello Gonçalves (violão de 7) - o trio é uma das melhores novidades surgidas no universo da música instrumental dos últimos tempos.

Em torno de uma proposta artística ousada: fazer uma música ao mesmo tempo calorosa e bem acabada, o Trio Madeira Brasil lança mão de um repertório tão precioso quanto eclético, representando o que há de melhor na cultura brasileira e atento a manifestações de outras culturas.

A partir do lançamento de seu primeiro CD, em 1998, indicado como "Melhor Disco" e "Melhor grupo" no Prêmio Sharp, o trio vem colecionando grandes êxitos em sua carreira. Saudado em diversas turnês e festivais no Brasil e no exterior (França, Itália, Áustria, Bélgica, Suíça, Chile, Colômbia, Portugal e Rússia), o Trio Madeira Brasil já gravou e acompanhou ícones da nossa música como Guilherme de Brito, Baden-Powell, Chico Buarque, Egberto Gismonti, Zé Renato, entre outros.

Clique para ampliar
Em 1999, participou do Free Jazz Festival, onde se destacou como única atração nacional a obter cotação máxima no ranking do jornal O Globo (RJ). Em 2002, o trio participou no CD "Filosofia", do cantor Zé Renato, dedicado ao repertório de Noel Rosa e Chico Buarque, tendo este como convidado. Em parceria com o compositor Guilherme de Brito, lançou em 2003 o CD "A Flor e o Espinho", onde recria através de elaborados arranjos os maiores sucessos do compositor, com ênfase nas parcerias deste com Nelson Cavaquinho.

Em 2004 lançou o CD "Trio Madeira Brasil e Convidados", gravado ao vivo em São Paulo, no qual o trio convida três grandes músicos paulistas: o pianista Laércio de Freitas, o clarinetista Proveta e o acordeonista Toninho Ferragutti. Em 2010, o trio lançou em parceria com a cantora Roberta Sá o CD "Quando o Canto é Reza", que levou ao grande público a obra do compositor do Recôncavo Baiano Roque Ferreira. O trabalho recebeu o prêmio de melhor disco de MPB no Premio da Música Brasileira.

No cinema, o Trio Madeira Brasil participou no documentário sobre Choro "Brasileirinho", com direção do finlandês Mika Kaurismaki e direção musical de Marcello Gonçalves, que teve sua estréia em Fevereiro de 2005 no Festival de Cinema de Berlim.

Apresentando uma constante alternância de solistas e reservando considerável espaço para os improvisos, os arranjos musicais do Trio Madeira Brasil transparecem um perfeito equilíbrio entre tradição e modernidade. Também não é para menos, seus componentes mesmo tendo experiências diversificadas são músicos bastante conceituados no meio musical:

Ronaldo do Bandolim, é um dos maiores bandolinistas brasileiros, que há duas décadas tem emprestado seu som e seus deliciosos improvisos ao Conjunto "Época de Ouro", o mais tradicional grupo de Choro em atividade. Participou de gravações antológicas com grandes nomes da música brasileira, como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Rafael Rabello e Chico Buarque. Gravou dois cds solo, um em homenagem a Juventino Maciel e Jonas do Cavaquinho e outro em dedicado a Ernesto Nazareth.

Zé Paulo Becker antes de mergulhar fundo no mundo do Choro, construiu uma sólida reputação como violonista, dominando o repertório clássico e ganhando prêmios significativos em concursos de violão. Mestre em música pela UFRJ, lançou os CDs "Lendas Brasileiras", com arranjos para violão solo de clássicos da música brasileira, "Sob o Redentor", com composições próprias, sendo duas em parceria com Aldir Blanc, "Um violão na roda de choro" e "Pra Tudo Ficar Bem". Em 2012, gravou com o cantor Marcos Sacramento, o CD "Todo mundo quer amar", com músicas de sua autoria em parceria com o compositor Paulo César Pinheiro.

Marcello Gonçalves, um dos mais celebrados violonistas de 7 cordas do Brasil, é também integrante do grupo "Rabo de Lagartixa" e tem duo com Henrique Cazes, com quem gravou o CD "Pixinguinha de Bolso", dedicado à obra do mestre do Choro e "Vamos Acabar com o Baile", sobre a obra de Garoto. Além de diretor musical de trabalhos marcantes da música brasileira, como o documentário "Brasileirinho”, o CD/DVD "Uma Noite Noel Rosa", o CD "Quando o Canto é Reza" e produtor musical de "YV", de Yamandú Costa e Valter Silva, Marcello desenvolve também carreira de solista, gravando e participando de festivais internacionais de Guitarra.


Serviço

Trio Madeira Brasil, música
Data: Quinta-feira, 05 de setembro de 2013
Horário: 19h
Duração: 90 minutos.
Ingresso: R$ 20,00 - Comprar
Classificação: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 02/09/2013

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...