Na Quinta-feira, 05 de setembro de 2013, às 19h, o Teatro Municipal de Niterói recebe o Trio Madeira Brasil. Um encontro de craques das cordas - Ronaldo do Bandolim, Zé Paulo Becker (violão de 6) e Marcello Gonçalves (violão de 7) - o trio é uma das melhores novidades surgidas no universo da música instrumental dos últimos tempos.

Em torno de uma proposta artística ousada: fazer uma música ao mesmo tempo calorosa e bem acabada, o Trio Madeira Brasil lança mão de um repertório tão precioso quanto eclético, representando o que há de melhor na cultura brasileira e atento a manifestações de outras culturas.

A partir do lançamento de seu primeiro CD, em 1998, indicado como "Melhor Disco" e "Melhor grupo" no Prêmio Sharp, o trio vem colecionando grandes êxitos em sua carreira. Saudado em diversas turnês e festivais no Brasil e no exterior (França, Itália, Áustria, Bélgica, Suíça, Chile, Colômbia, Portugal e Rússia), o Trio Madeira Brasil já gravou e acompanhou ícones da nossa música como Guilherme de Brito, Baden-Powell, Chico Buarque, Egberto Gismonti, Zé Renato, entre outros.

Clique para ampliar
Em 1999, participou do Free Jazz Festival, onde se destacou como única atração nacional a obter cotação máxima no ranking do jornal O Globo (RJ). Em 2002, o trio participou no CD "Filosofia", do cantor Zé Renato, dedicado ao repertório de Noel Rosa e Chico Buarque, tendo este como convidado. Em parceria com o compositor Guilherme de Brito, lançou em 2003 o CD "A Flor e o Espinho", onde recria através de elaborados arranjos os maiores sucessos do compositor, com ênfase nas parcerias deste com Nelson Cavaquinho.

Em 2004 lançou o CD "Trio Madeira Brasil e Convidados", gravado ao vivo em São Paulo, no qual o trio convida três grandes músicos paulistas: o pianista Laércio de Freitas, o clarinetista Proveta e o acordeonista Toninho Ferragutti. Em 2010, o trio lançou em parceria com a cantora Roberta Sá o CD "Quando o Canto é Reza", que levou ao grande público a obra do compositor do Recôncavo Baiano Roque Ferreira. O trabalho recebeu o prêmio de melhor disco de MPB no Premio da Música Brasileira.

No cinema, o Trio Madeira Brasil participou no documentário sobre Choro "Brasileirinho", com direção do finlandês Mika Kaurismaki e direção musical de Marcello Gonçalves, que teve sua estréia em Fevereiro de 2005 no Festival de Cinema de Berlim.

Apresentando uma constante alternância de solistas e reservando considerável espaço para os improvisos, os arranjos musicais do Trio Madeira Brasil transparecem um perfeito equilíbrio entre tradição e modernidade. Também não é para menos, seus componentes mesmo tendo experiências diversificadas são músicos bastante conceituados no meio musical:

Ronaldo do Bandolim, é um dos maiores bandolinistas brasileiros, que há duas décadas tem emprestado seu som e seus deliciosos improvisos ao Conjunto "Época de Ouro", o mais tradicional grupo de Choro em atividade. Participou de gravações antológicas com grandes nomes da música brasileira, como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Rafael Rabello e Chico Buarque. Gravou dois cds solo, um em homenagem a Juventino Maciel e Jonas do Cavaquinho e outro em dedicado a Ernesto Nazareth.

Zé Paulo Becker antes de mergulhar fundo no mundo do Choro, construiu uma sólida reputação como violonista, dominando o repertório clássico e ganhando prêmios significativos em concursos de violão. Mestre em música pela UFRJ, lançou os CDs "Lendas Brasileiras", com arranjos para violão solo de clássicos da música brasileira, "Sob o Redentor", com composições próprias, sendo duas em parceria com Aldir Blanc, "Um violão na roda de choro" e "Pra Tudo Ficar Bem". Em 2012, gravou com o cantor Marcos Sacramento, o CD "Todo mundo quer amar", com músicas de sua autoria em parceria com o compositor Paulo César Pinheiro.

Marcello Gonçalves, um dos mais celebrados violonistas de 7 cordas do Brasil, é também integrante do grupo "Rabo de Lagartixa" e tem duo com Henrique Cazes, com quem gravou o CD "Pixinguinha de Bolso", dedicado à obra do mestre do Choro e "Vamos Acabar com o Baile", sobre a obra de Garoto. Além de diretor musical de trabalhos marcantes da música brasileira, como o documentário "Brasileirinho”, o CD/DVD "Uma Noite Noel Rosa", o CD "Quando o Canto é Reza" e produtor musical de "YV", de Yamandú Costa e Valter Silva, Marcello desenvolve também carreira de solista, gravando e participando de festivais internacionais de Guitarra.


Serviço

Trio Madeira Brasil, música
Data: Quinta-feira, 05 de setembro de 2013
Horário: 19h
Duração: 90 minutos.
Ingresso: R$ 20,00 - Comprar
Classificação: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 02/09/2013

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...