O Teatro Municipal de Niterói recebe na quarta-feira, 11 de setembro de 2013, às 19h o compositor e pianista Itajara Dias, para o lançamento de seu mais novo CD "Luzes", gravado pelo selo Niterói Discos, e que conta com a participação especial de Vinnicius Dias. Pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com mais 30 anos de carreira, o compositor tem se apresentado com sucesso em Salas de Concerto do Brasil e exterior.

Itajara Dias

Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 25 de março de 1957, Itajara Dias iniciou seus estudos de música a partir de quatro anos de idade com acordeom, fazendo várias apresentações, inclusive em rádios locais. Aos nove anos, começou a escrever suas primeiras composições e ao longo de sua carreira de muito sucesso, compôs aproximadamente 500 peças de estilo erudito.

Aos 12 anos, Itajara iniciou seus estudos de violino e aos 14 decidiu ingressar no Conservatório de Música de Niterói, identificando-se finalmente com o instrumento musical de sua vida: o piano. Graduou-se em Piano pela Faculdade do Conservatório de Música de Niterói.

No Municipal, Itajara apresenta o CD "Luzes", com o qual realizou em 2012 uma turnê pela Europa, apresentando-se na Itália (julho) e Alemanha (agosto). Teve como convidado especial, o filho e também pianista, Vinnicius Dias, com quem executou solos a quatro mãos e a dois pianos. O CD, com 13 composições de sua autoria, inclui a Ave Maria de Bach/Gounod, executada a quatro mãos pelo Itajara e Vinnicius.

Durante sua carreira, Itajara Dias realizou diversas apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (inclusive executando suas composições coreografadas pelo Ballet do Theatro), Sala Cecília Meireles, Teatro Municipal de Niterói, Teatro da UFF, Salão Dourado da UFRJ, Sala de Concerto da Radio MEC, Consulado Geral da Federação da Rússia, Centro Cultural do Banco do Brasil- CCBB, Centro Cultural da Justiça Federal, MAM- Museu de Arte Moderna, MAC- Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Espaço Cultural José do Rêgo em João Pessoa e em várias cidades e capitais de todo o Brasil, além das salas de concerto na Itália, Estados Unidos e Alemanha.

Como compositor, além de "Luzes", Itajara Dias lançou o CD "Prelúdio a um Novo Dia" criando a denominação “Psychic Music", uma versão clássica do que seria um estilo "New Age", formando assim composições meditativas aliadas a uma técnica apurada. O seu CD "Música para Concerto", possui 13 composições também de sua autoria, totalmente gravado em piano acústico.

Sempre requisitado para programas de entrevistas como na rádio MEC, Rádio Rio de Janeiro, TV Mundi SP (programa Caminhos da Música), TV Nova Luz, etc, atualmente Itajara Dias está com o seu Projeto "Um Piano na Rua", com participação especial do seu filho, levando a música clássica (os clássicos mais populares) aos bairros da cidade do Rio de Janeiro, às cidades do interior e às capitais de todo o Brasil.

Foto de Luiz Ferreira. Clique para ampliar


Sua interpretação é sempre elogiada por jornalistas, artistas e personalidades da música, destacando-se: O Duo Pianístico Pancani (Thelma e Laura Pancani - Itália), o pianista Arthur Moreira Lima e o maestro Eleazar de Carvalho, que escreveu para ele as seguintes palavras: "Parabéns pelo seu bom gosto, boa técnica, suaves sonoridades".

O Maestro Silvio Viegas, Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, comentou a respeito das músicas do novo CD "Luzes": Ouvir a obra do pianista Itajara Dias é entrar no universo da música com a evidente influencia da dança. Sua obra é delicada, melódica, dançante, mas igualmente introspectiva e reflexiva. No entanto, em meio a tantas composições próprias de inegável inspiração, chamo atenção para uma leitura de rara sensibilidade da Ave Maria de Bach/Gounod, uma das mais lindas que ouvi. Esse CD é uma prova de que Itajara Dias a cada dia se afirma ainda mais como um dos mais brilhantes compositores e intérpretes da atualidade".

Ana Botafogo, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, escreveu: "As músicas compostas por Itajara me inspiram, me enlevam, me fazem sonhar, me tocam a alma e sinto vontade de dançá-las"


Programa
01 - Sonho de Criança
02 - Luzes (Valsa n° 1 em Dó maior)
03 - Destino (Valsa n° 2 em Ré menor)
04 - Eternity (Balada n° 1 em Mi maior)
05 - Renúncia (Valsa n° 6 em Dó sustenido maior)
06 - Meu Perdão (Gavotte un peu Lente)
07 - Girassóis (Valsa n° 5 em Lá bemol maior)
08 - Sophia (Balada n° 3 em Fá maior)
09 - Tema da Saudade
10 - Romance
11 - Vênus (Valsa n° 4 em Ré maior)
12 - Ave-Maria (de Bach e Gounod)

OBS: Exceto Ave-Maria, todas as composições são de Itajara Dias


Serviço

Itajara Dias - Projeto Um Piano na Rua. lançamento do CD "Luzes", música
Data: Quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Horário: 19h
Duração: 60 minutos.
Ingresso: R$ 30,00 - Comprar
Classificação: 10 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 02/09/2013

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...