Dando continuidade ao V Ciclo de Leitura Dramatizada, o Teatro Municipal de Niterói e a Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói (Atacen) apresentam na terça-feira, 24 de setembro de 2013, às 19h, o texto "Está lá fora um inspetor", de J.B. Priestley

Em uma noite de primavera em 1912, a família Birling comemora o noivado de sua filha Sheila. Nessa comemoração é anunciada a presença do inspetor de polícia Goole para uma pesquisa de rotina sobre a morte de uma jovem suicida. O inspetor mostra a cada um dos convidados a foto da jovem. No decorrer da investigação, descobre-se que cada um deles esteve envolvido com a jovem em alguma situação. Embora reconheçam o envolvimento com o triste fim de uma jovem, a família, metáfora da burguesia corrompida e insensível, tenta continuar a festa, na ilusão que nada envolveria a família num escândalo social.

Assim, enquanto as personagens vão sendo desmascaradas pela figura simbólica de um Inspetor de polícia, Priestley propõe uma reflexão sobre a responsabilidade que cada indivíduo tem sobre a realidade que é construída, pretendendo estabelecer um equilíbrio maior entre as forças sociais.

Priestley é conhecido por sua genialidade ao distorcer a seqüência de passado, presente e futuro em suas peças. Este texto foi montado pela primeira vez no Brasil em 1952 e teve em seu elenco a atriz Fernanda Montenegro. De lá pra cá recebeu mais algumas versões profissionais, tendo sido a última em 1966, e em seus elencos figuram nomes como os de Osvaldo Louzada, Cláudio Corrêa e Castro, Kalma Murtinho, Myriam Percia e Roberto de Cleto.

A leitura tem a direção de Lucia Cerrone e é estrelado por Cristina Fracho e Ricardo Sanfer. O projeto "Ciclo de Leituras Dramatizadas" é uma realização da Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói (Atacen).


Serviço

Está Lá Fora um Inspetor, teatro
V Ciclo de Leitura Dramatizada
Data: Terça-feira, 24 de setembro de 2013
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Ingresso: Gratuito (Distribuição de 250 senhas 30 minutos antes do início do espetáculo)
Classificação: 12 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 03/09/2013

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...