O Teatro Municipal de Niterói recebe no domingo, 29 de setembro de 2013, às 19h, a Orquestra de Cordas da Grota. Sob a regência de Nayran Pessanha, a Orquestra é formada por jovens moradores da comunidade da Grota e arredores e tem como objetivo iniciar os jovens no mundo da música e do trabalho. No programa, peças de Gustav Holst, Benjamin Britten, Patrick Huber, Edward Elgar e Tim Rescala.

Orquestra da Cordas da Grota

O Projeto Orquestra da Cordas da Grota tem como objetivo a intervenção sócio-cultural na vida desses jovens através da música; valorizando a arte e a estética como forme expressão, construção de saber, formação de vínculos sociais, fortalecimento da auto-estima e desenvolvimento de habilidades.

O trabalho de música despertou a atenção dos jovens inicialmente com aulas de flauta doce. O contato com a música de Bach, Haendel e Vivaldi, fez surgir o desejo de aprenderem violino, o que foi correspondido. Depois de alguns meses de aprendizado, os jovens passaram à ensaios em grupo e não demorou muito as primeiras apresentações em público, formando assim a Orquestra da Cordas da Grota.

Ao longo destes anos, a Orquestra vem se apresentando com regularidade em escolas, salas de concerto, teatros e igrejas do Rio, Niterói e São Gonçalo. Em 1998 e 1999 participaram do Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora. Em 2000 participaram do Curso de Férias do Museu Villa-Lobos, onde um grupo de seis alunos foram contemplados com bolsa de estudos da Videofilmes, por um período de três anos. Em 2001 realizaram uma turnê pelo norte de Portugal a convite da professora Maria da Conceição Campos.

Em 2006 a orquestra lançou seu primeiro CD mostrando o trabalho desenvolvido por este grupo ao longo de 10 anos de existência, com peças do período barroco (Telemann, Bach, Vivaldi e Händel), clássico (Haydn) assim como da música popular brasileira (Zequinha de Abreu, Angelino de Oliveira e Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira).

Ainda em 2006, a ARTE-TV, uma emissora franco-germânica, gravou um documentário sobre a Orquestra que foi ao ar na França e Alemanha. Em setembro deste mesmo ano, a orquestra participou do "Annual Gala" promovido pela Brazil Foundation em New York e em dezembro ficou entre os 5 finalistas do prêmio cultura nota 10 do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2008 a Orquestra realizou turnê pela América Central a convite do Itamaraty e em dezembro de 2008, lançou seu segundo CD com canções natalinas. Desde 2010 foi reconhecida como Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e nesse mesmo ano gravou o terceiro CD para comemoração dos 15 anos da orquestra. Em 2011 recebeu o prêmio Rio Socio cultural na categoria "empreendedorismo cultural".

Todos os anos o trabalho realizado na comunidade da Grota do Surucucu atende a cerca de 100 crianças e jovens da comunidade, com o aprendizado de instrumentos de cordas: violino, viola e violoncelo (hoje com cerca de 50 alunos) e flauta doce (hoje com cerca de 90 alunos), aumentando também as opções para outros tipos de instrumentos tais como violão, cavaquinho, flauta transversa, percussão e canto coral. Nesses 18 anos de trabalho já temos 8 alunos formados em Universidades, 15 em formação e mais de 25 formados em nível técnico trabalhando com música.


Programa

Gustav Holst - Suite St. Paul
Benjamin Britten - Simple Symphony (homenagem ao centenário de nascimento do compositor)
Patrick Huber - Reflexos
Edward Elgar - Serenata
Tim Rescala - Ingrata


Serviço

Orquestra de Cordas da Grota, música
Data: Domingo, 29 de setembro de 2013
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Ingresso: R$ 50,00 - Comprar
Classificação: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 03/09/2013

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...