O Teatro Municipal de Niterói recebe no domingo, 29 de setembro de 2013, às 19h, a Orquestra de Cordas da Grota. Sob a regência de Nayran Pessanha, a Orquestra é formada por jovens moradores da comunidade da Grota e arredores e tem como objetivo iniciar os jovens no mundo da música e do trabalho. No programa, peças de Gustav Holst, Benjamin Britten, Patrick Huber, Edward Elgar e Tim Rescala.

Orquestra da Cordas da Grota

O Projeto Orquestra da Cordas da Grota tem como objetivo a intervenção sócio-cultural na vida desses jovens através da música; valorizando a arte e a estética como forme expressão, construção de saber, formação de vínculos sociais, fortalecimento da auto-estima e desenvolvimento de habilidades.

O trabalho de música despertou a atenção dos jovens inicialmente com aulas de flauta doce. O contato com a música de Bach, Haendel e Vivaldi, fez surgir o desejo de aprenderem violino, o que foi correspondido. Depois de alguns meses de aprendizado, os jovens passaram à ensaios em grupo e não demorou muito as primeiras apresentações em público, formando assim a Orquestra da Cordas da Grota.

Ao longo destes anos, a Orquestra vem se apresentando com regularidade em escolas, salas de concerto, teatros e igrejas do Rio, Niterói e São Gonçalo. Em 1998 e 1999 participaram do Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora. Em 2000 participaram do Curso de Férias do Museu Villa-Lobos, onde um grupo de seis alunos foram contemplados com bolsa de estudos da Videofilmes, por um período de três anos. Em 2001 realizaram uma turnê pelo norte de Portugal a convite da professora Maria da Conceição Campos.

Em 2006 a orquestra lançou seu primeiro CD mostrando o trabalho desenvolvido por este grupo ao longo de 10 anos de existência, com peças do período barroco (Telemann, Bach, Vivaldi e Händel), clássico (Haydn) assim como da música popular brasileira (Zequinha de Abreu, Angelino de Oliveira e Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira).

Ainda em 2006, a ARTE-TV, uma emissora franco-germânica, gravou um documentário sobre a Orquestra que foi ao ar na França e Alemanha. Em setembro deste mesmo ano, a orquestra participou do "Annual Gala" promovido pela Brazil Foundation em New York e em dezembro ficou entre os 5 finalistas do prêmio cultura nota 10 do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2008 a Orquestra realizou turnê pela América Central a convite do Itamaraty e em dezembro de 2008, lançou seu segundo CD com canções natalinas. Desde 2010 foi reconhecida como Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e nesse mesmo ano gravou o terceiro CD para comemoração dos 15 anos da orquestra. Em 2011 recebeu o prêmio Rio Socio cultural na categoria "empreendedorismo cultural".

Todos os anos o trabalho realizado na comunidade da Grota do Surucucu atende a cerca de 100 crianças e jovens da comunidade, com o aprendizado de instrumentos de cordas: violino, viola e violoncelo (hoje com cerca de 50 alunos) e flauta doce (hoje com cerca de 90 alunos), aumentando também as opções para outros tipos de instrumentos tais como violão, cavaquinho, flauta transversa, percussão e canto coral. Nesses 18 anos de trabalho já temos 8 alunos formados em Universidades, 15 em formação e mais de 25 formados em nível técnico trabalhando com música.


Programa

Gustav Holst - Suite St. Paul
Benjamin Britten - Simple Symphony (homenagem ao centenário de nascimento do compositor)
Patrick Huber - Reflexos
Edward Elgar - Serenata
Tim Rescala - Ingrata


Serviço

Orquestra de Cordas da Grota, música
Data: Domingo, 29 de setembro de 2013
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Ingresso: R$ 50,00 - Comprar
Classificação: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 03/09/2013

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...