Clique para ampliar
O Teatro Municipal de Niterói recebe no domingo, 15 de setembro de 2013, às 19h, o violonista Luiz Henrique Mello. O jovem músico, que hoje cursa graduação em performance como bolsista no Royal Conservatoire of Scotland, cursou toda a musicalização básica através de projetos sociais da Prefeitura de Niterói.

O concerto, além de simbólica retribuição a cidade que o ajudou em seus primeiros passos, também tem por objetivo angariar fundos para mais um ano letivo no exterior.

O artista

Luiz Henrique Mueller Mello iniciou seus estudos em 2002, com a violonista Valéria Gomes, no Conservatório de Música de Niterói. Participou como aluno no projeto Orquestra de Cordas Populares, (MAC – Instituto Caminhos para a Vida), projeto este dirigido pelo professor Wagner Meirelles.

Conta em sua formação, com a orientação de grandes nomes como Nicolas de Souza Barros, e atualmente, o renomado violonista Leo Soares. Conta ainda com a orientação camerística de Ivan Niremberg, Antônio Augusto e Noel Devos.

Publicou, junto com a soprano Manuela Vieira, o artigo intitulado O nacionalismo musical na obra de Manuel de Falla e Federico Garcia Lorca, na revista portuguesa Guitarra Clássica.

Realizou master classes com grandes nomes do violão, que vão desde Turíbio Santos a Jorge Caballero. Como camerista, compos o Duo Vieira-Mello, com a soprano Manuela Vieira. O Duo Vieira-Mello se apresentou regularmente nas salas do Rio de Janeiro, tendo inclusive se apresentado no 48ºFestival Villa-Lobos.

Trabalhou também como orientador no CAPS Alameda, filiado ao Instituto Franco Basaglia, com oficina de música para dependentes químicos e orientação musical na oficina de teatro, também para dependentes químicos. Lecionou no Conservatório de Música de Niterói, na FAETEC de Marechal Hermes além de ter trabalhado com aulas particulares de apresentações solo.

Atualmente, cursa graduação em performance no Royal Conservatoire of Scotland sob a orientação de Allan Neave. Em maio, estreou fora do Brasil o ciclo Cinco Cantigas de Amor, de Nelson Macedo no West End Festival, em Glasow.

Também estuda teorba sob a orientação de Jamie Akers, tendo já participado como acompanhador em cantatas e arias barrocas além de integrar o conjunto de música antiga da instituição e da University of Glasgow.


Repertório

Cinco Prelúdios – H. Villa-Lobos
Sonata III – M. M. Ponce
Usher Waltz – Nikita Koshkin

Camerístico (Soprano: Magda Belloti)

Cinco Cantigas de Amor – Nelson Macedo
Busco a quem achar não posso (poesia de Gregório de Mattos)
A luz do meu caminho (poesia de Mario Lessa)
Canção de menina (poesia de Manuel de Barros)
Volta ( poesia de Manuel Bandeira)
Dois e dois: quatro (poesia de Ferreira Gullar)


Serviço

Luiz Henrique, música
Data: Domingo, 15 de setembro de 2013
Horário: 19h
Duração: 60 minutos.
Ingresso: R$ 20,00 - Comprar
Classificação: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 01/09/2013

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...