Dando início às comemorações do centenário do poeta e compositor Vinicius de Moraes, o Teatro Municipal de Niterói recebe na Sexta-feira, 04 de outubro de 2013, às 21h, a cantora Fátima Regina com o espetáculo "A Bossa Eterna de Vinicius", que abrange quase todas as parcerias do compositor, desde seu parceiro maior, Tom Jobim, a outros também de grande importância, como Baden Powell, Carlos Lyra, Toquinho, Chico Buarque, Edu Lobo e Pixinguinha.

Acompanhada de antigos parceiros de palco, Wilson Nunes (piano e arranjos), Zé Neto (violão), Flávio Santos (bateria), Rogério Fernandes (baixo) e Renato Franco (flauta), Fátima Regina dá seu colorido e sua interpretação tão particular à obra desse nome maior da Música Popular Brasileira.

Fátima Regina

Cantora, compositora e instrumentista, a niteroiense Fátima Regina começou sua trajetória musical ainda adolescente em Porto Alegre no grupo vocal "Quarteto em Fá", com o qual participou de festivais estudantis e programas de televisão no sul do país. Em 1974, ainda estudante universitária, em Campinas - SP, gravou seu primeiro compacto simples.

Em 1978, já no Rio de Janeiro, assumiu profissionalmente a carreira artística, atuando em projetos da Sala Funarte (RJ) ao lado de João do Vale, Xangai, Raimundo Sodré, Cláudio Nucci e Roberto Menescal, e, no ano seguinte, percorrendo todo o Nordeste com Cauby Peixoto e Zezé Gonzaga, no Projeto Pixinguinha.

Em 1979, lançou um compacto independente, com sua música "Sabor da fruta" (c/ Luiz Avelar e Sérgio Natureza) e "Menina canção", de Celso Viáfora. De 1979 a 1985, participou como vocalista de shows e gravações de Roberto Carlos, percorrendo a América Latina, Estados Unidos e Europa com o cantor. Conciliando com trabalhos publicitários, em 1984 e 1985, comandou o programa "Sinal aberto", transmitido pela TVE, apresentando novos talentos da música popular brasileira e da música instrumental.

Em 1990, lançou "Ventos a favor", com produção musical de Roberto Menescal para a gravadora CID. O disco incluiu composições próprias, em parceria com Nei Lopes, Luiz Fernando Gonçalves e Aécio Flávio, além de canções de Tom Jobim, Ivan Lins, Cláudio Cartier, Marco Aurélio e Márcio Proença.

Apresentou-se nos espetáculos "Bonito" (1994), interpretando a obra de Ivan Lins, e "Tom Brasileiro" (1995), cantando as canções de Tom Jobim. Em 1996 e 1997, gravou participações em dois CDs do compositor Paulinho Tapajós.

Entre 1998 e 1999, realizou o espetáculo "A bossa de Vinicius", que agora retoma ao Municipal, apresentando canções de Vinicius de Moraes e seus parceiros. Em 2002, apresentou-se no Bar Vinicius e no Hotel Debret, no Rio de Janeiro, com o show "Canções, momentos e paixões".

Com os CDs "Mãos de Afeto" (2006) e "Minha Praia é a Bossa" (2008), Fátima Regina assumiu definitivamente seu lado jazzista e de bossa nova, reunindo o melhor dos dois gêneros. Nos dois trabalhos, gravou composições de grandes compositores como Kleiton e Kledir, Márcio Proença, Ivan Lins, Milton Nascimento, Fernando Brant, Cristovão Bastos, Sérgio Natureza, Gilberto Gil, João Donato, Marcos e Paulo Sergio Valle, Durval Ferreira, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Joyce e Luhli, Lucina, entre outros.

Em 2009 apresentou o espetáculo "Dança das Folhas", onde contou sua trajetória suas experiências nos diversos segmentos da música. Neste show, dirigido por Carlos Poubel, recebeu os convidados Eduardo Lages, Claudio Nucci, Kleiton e Kledir e Nico Rezende. Em 2011, se apresentou no Teatro Municipal de Niterói, o espetáculo "Os Festivais e o Sonho", relembrando a Era dos Festivais, momento dos mais criativos na Música Popular Brasileira.


Serviço

Fátima Regina em "A Bossa Eterna de Vinicius", música
Data: Sexta-feira, 04 de outubro
Horário: 21h
Duração: 80 minutos
Ingresso: R$ 40,00 - Comprar
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 16/09/2013

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...