Após 10 anos, o pianista Luís Fabiano Rabello, radicado na Holanda desde 2007, volta ao palco do Teatro Municipal de Niterói, na terça-feira, 22 de abril de 2014, às 19h. Lançando o seu primeiro CD, dedicado à obra pianística de Radamés Gnattali, Rabello mostrará no recital, obras de Gnatalli, Chopin, Ravel e as Variações sobre um tema de Paganini em estilo brasileiro, de sua própria autoria.

Luís Fabiano Rabello nasceu no Rio de Janeiro numa família de músicos renomados do cenário musical brasileiro. Proclamado pela imprensa espanhola como "o embaixador da música brasileira", e vencedor de diversos prêmios em seu país, Rabello estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou e no conservatório de Rotterdam na Holanda, se formando com grau máximo em ambos.

Professor do Conservatório de Rotterdam na Holanda, Rabello vem desenvolvendo intensa atividade como concertista e camerista neste país. Nas últimas temporadas se apresentou em palcos na Alemanha, Bélgica, França, Espanha, Itália e Portugal. No Brasil, Rabello se apresentou nas principais salas de concerto do país como solista das mais importantes orquestras brasileiras.

Rabello tem uma relação de longa data com a música de Gnattali. Em 2007, o pianista fez a estreia mundial da Sonata para Piano nº 1 de Gnattali em uma série de concertos na Alemanha. Um dos maiores gênios da música universal também foi mestre do piano. Grande talento no instrumento, Gnattali nasceu em Porto Alegre em 1906 e ainda muito jovem se mudou para o Rio de Janeiro para tentar a carreira de concertista.

A necessidade de ganhar a vida o obrigou a aceitar o trabalho de arranjador na Rádio Nacional, o que lhe abriu as portas para o universo da música popular brasileira. Gnattali foi um dos grandes nomes do choro, viveu o período da bossa-nova e trabalhou com seus maiores representantes, como Tom Jobim, e foi o primeiro compositor a escrever samba para uma orquestra sinfônica.

Sua obra para piano é um reflexo de sua trajetória pessoal como músico e pianista. Extremamente desafiadora do ponto de vista técnico, ela é o resultado de uma pluralidade de estilos musicais: a música folclórica, a música urbana, o jazz, o impressionismo, o neo-romantismo. A Sonata nº 1 para piano pode ser considerada uma das grandiosidades do repertório pianístico brasileiro.

"Gravar a obra de Radamés Gnattali é não somente um desafio como também um privilégio. Gnattali teve sempre uma conexão muito forte com a família Rabello, tendo dedicado composições e gravado álbuns em parceria com meus tios Raphael Rabello e Luciana Rabello. Este disco é um tributo à memória deste gênio musical pela herança musical que nos deixou e uma homenagem pessoal em nome da família Rabello." Luís Rabello


Serviço

Luís Fabiano Rabello
Data: 22 de abril de 2014
Horário: 19h
Duração: 90 minutos
Ingresso: R$ 30 - Comprar
Classificação Etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 01/04/2014

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...