O cantor e compositor Gerson Borges apresenta o seu mais novo trabalho "Quero aprender a orar" no Teatro Municipal de Niterói, nos dias 9 e 10 de maio de 2014, sexta e sábado, às 20h. No espetáculo, produzido por Daniel Maia, guitarrista da banda da banda de Tom Zé, Gerson irá mostrar suas influências do Clube de Esquina e da música nordestina.

Carioca radicado em São Paulo, foi muito inspirado na juventude pelo Clube da Esquina, aquela "fabrica maravilhosa de boa música", como opinou Pat Metheny. Gerson Borges mantém ainda um pé na música e cultura do Nordeste e os ouvidos e coração no mundo do Jazz, da World Music, das melodias arrebatadoras de Bach e da exuberante emoção barroca. É um músico que não gosta de se repetir, usar as mesmas fórmulas e caminhos.

Da música sacra protestante passando pelo samba carioca que ouviu nas ruas do subúrbio e da complexidade harmônica de Jobim e a Bossa Nova, Toninho Horta e Milton Nascimento, da inventividade de Miles Davis e o bebop - isso é a panela na qual Gerson cozinha sua musicalidade brasileira, imagética, cheia de espiritualidade, intensidade humana universal e poesia. Poesia é uma palavra essencial na sua obra (8 CDs). Graduado e pós-graduado em Letras (UFF, FSA e USP), leitor de paixão irrequieta de Guimarães Rosa e Adélia Prado, E. E. Cummings e Paulo Mendes Campos, suas letras são um capítulo à parte. É musica-palavra para os ouvidos e os olhos da alma.

Desde o Festival Música Viva, no SESC de São João de Meriti (1989) que o apresentou como compositor de talento incipiente e inusitado, até hoje, Gerson não abandonou sua busca diligente da canção perfeita. Depois do seu premiado álbum "A volta do filho pródigo" (2006), cujas canções apresentou até na Universidade de Toronto, Canadá (St. Michael’sCollege), a convite da Henri NouwenSociety; "Nordestinamente" (2009), em trio com Marinaldo Cardoso (baixo) e Marcio Teixeira (bateria/percussão) e convidados como os niteroienses Zé Canuto (sax) e Arthur Maia e que contou com arranjos e piano de Fernando Merlino; e "Ao Vivo - Som do Céu" (2011), quando gravou um duo memorável com Telo Borges (Clube da Esquina), "Luz do teu olhar", Gerson vinha sonhando com um CD mais devocional, isto é, preocupado com "a terceira margem da alma", como se refere Adélia Prado à experiência mística cristã, prima-irmã da experiência da Beleza.

Com esse histórico nasceu "Quero aprender a orar", produzido pelo competente Daniel Maia, produtor e guitarrista da banda de Tom Zé, o incansável tropicalista baiano-paulista. E o resultado já é garantido. É como comentou o pianista Kiko Continentino, com quem já gravou: "Gerson Borges é um compositor de mão cheia. Discos cheios de luz!".


Serviço

Gerson Borges em "Quero aprender a orar"
Data: 09 e 10 de maio de 2014
Horário: sexta e sábado, às 20h
Duração mínima: 100 minutos
Ingresso: R$ 40,00
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624



Tags:






Publicado em 04/05/2014

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...