Considerada a melhor cantora de jazz do Brasil, Leny Andrade traz para o palco do Teatro Municipal de Niterói, nos dias 16 e 17 de maio de 2014, sexta e sábado às 20h, toda a trajetória de nossa tradição musical mais sofisticada. Fazendo da bossa, do samba e da MPB um território de vanguarda, Leny irá lançar o seu mais recente CD "Iluminados", no qual interpreta canções de Ivan Lins e Victor Martins, que completam este ano, 40 anos de parceria.

Desde a década de 1960, com mais de 30 discos lançados, Leny vem fazendo da bossa, do samba e da MPB um território de vanguarda pela sua impressionante e criativa capacidade de improvisação jázzística. Leny é moderna desde criancinha e quando sua voz derrama-se sobre uma obra, como a de dois outros gênios como Ivan Lins e Victor Martins, encanta e emociona os admiradores da Música Popular Brasileira.

Clique para ampliar.
Stephen Holden, crítico musical do New York Times, e o músico americano Tony Bennet, descreveram Leny Andrade como "um misto de Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald da bossa-nova".

Leny, cuja carreira começou profissionalmente quando ainda tinha 15 anos, como "crooner" da orquestra de Permínio Gonçalves, cantou nas boates Bacará (com o trio de Sergio Mendes) e Bottle's Bar. Depois de lançar alguns discos em 78 rpm, gravou seu primeiro LP solo, "A Sensação", em 1961. E desde então não parou mais.

Em 1965 alcançou grande sucesso no show "Gemini V" atuando com Pery Ribeiro e o grupo Bossa Três, na boate Porão 73. O show, embalado pelo samba-jazz, foi lançado em disco alcançando enorme sucesso de vendas. Depois de uma temporada no México, Leny e Pery repetiram a dose em 1972, com o show "Gemini cinco anos depois".

Leny enveredou pelo samba de vanguarda nos anos 70, com o disco "Alvoroço", de 1973, e em 1979 voltou ao samba-jazz com o LP "Registro". Cantando ao lado de artistas como Dick Farney, Luiz Eça, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Francis Hime, Gilson Peranzzetta e João Donato, Leny Andrade firmou-se como a maior cantora brasileira de jazz, conhecida por sua notável capacidade de improvisação.

Clique para ampliar
Nas décadas de 80 e 90 dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos, onde gravou vários discos de samba-jazz, dentre os quais o clássico "Luz Neon", de 1989. Um anos antes, homenageou o sambista Cartola com o disco "Cartola 80 anos".

Lançou também CDs em parceria com instrumentistas de prestígio, como Cesar Camargo Mariano ("Nós" - 1994), Romero Lubambo ("Coisa Fina" - 1994) e Cristóvão Bastos ("Letra & Música/Tom Jobim - 1995). Gravou ainda um CD apenas com standards norte-americanos, em ritmo de bossa nova. Em 2007, em merecida homenagem, Leny Andrade dividiu um Grammy Latino com César Camargo Mariano para Melhor Álbum MPB ao Vivo.

Clique para ampliar





Serviço

Leny Andrade canta Ivan Lins e Victor Martins
Data: Sexta e sábado, 16 e 17 de maio de 2014
Horário: 20h
Ingresso: R$ 60,00
Duração mínima: 80 minutos.
Classificação etária: Livre

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de novembro, nº 35, Centro, Niterói-RJ
Tel.: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 04/05/2014

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...