Clique para ampliar
Dando continuidade ao projeto Cineclube Brasileiro, o Teatro Municipal de Niterói apresenta nesta quarta-feira, 18 de junho de 2014, às 19h, o longa metragem "Boleiros, era uma vez o Futebol..." (1998), do diretor Ugo Giorgetti.

Em um típico bar paulistano com fotos de jogadores de futebol espalhadas pelas paredes, um grupo de homens ali sentados tem algo muito forte em comum. São todos boleiros, ex-jogadores, juízes, etc., profissionais, aposentados ou ainda na ativa, do futebol. Eles costumam reunir-se regularmente para relembrar fatos vividos e fazer comentários sobre jogos, atletas, times e juízes.

Entre uma cerveja e um uísque eles vão alinhavando observações que os remetem a algum caso curioso e inesquecível do passado, coisas típicas do futebol, que só podem ser narradas assim e só acontecem no Brasil. A partir daí, o roteiro de Giorgetti nos conta seis pequenas histórias: algumas engraçadas, outras divertidas, outras comoventes.

Otávio Augusto. Clique para ampliar
"O Pênalti" - as peripécias de um juiz corrupto, empenhado em fazer um time ganhar; "Paulinho Majestade" - ex jogador que anuncia a venda de troféus e medalhas porque está na miséria; "O Pivete" - o craque mirim que se envolve com marginais; "Azul" - autor do mais belo gol dos últimos tempos, alçado à condição de herói por uma noite; "Pai Vavá" - o atleta contundido, que apela ao pai-de-santo para se curar; e "O Frio" - o jogador metido a garanhão, que tenta burlar a vigilância na concentração para conquistar uma sedutora hóspede do hotel em que está o seu time.

Ancorado numa nostalgia debochada, o filme é povoado por personagens comuns, com episódios que algum dia já ouvimos a respeito de alguém. Nos convencendo de que todas as pessoas realmente têm uma história que vale a pena conhecer, só precisam aprender a contá-la.

No elenco estão, Lima Duarte, Otávio Augusto, Rogério Cardoso, Marisa Orth, Cássio Gabus Mendes, Denise Fraga, Adriano Stuart, Flávio Migliaccio, Antonio Grassi, André Abujamra, entre outros.

Um dos grandes clássicos mundiais sobre futebol, "Boleiros, era uma vez o Futebol..." foi premiado como Melhor Roteiro e Melhor Filme da Associação dos Críticos de Arte de São Paulo. Em 2006, Ugo Giorgetti filmou uma continuação, "Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos".

Adriano Stuart e Flávio Migliaccio. Clique para ampliar



Serviço

Boleiros, era uma vez o Futebol... (1998)
Diretor: Ugo Giorgetti
Data: 18 de junho de 2014
Horário: 19h
Duração mínima: 97 minutos
Ingresso: R$ 2,00
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624







Publicado em 30/05/2014

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966