Clique para ampliar.
O Teatro Municipal de Niterói abre suas cortinas, no fim de semana dos dias 7 e 8 de junho, para "Um Tal Don Giovanni", adaptação da obra de W.A.Mozart, produzida pela Rio Vocal Studio. No sábado acontece às 20h e no domingo às 19h.

A ópera Don Giovanni (1787) é classificado com uma drama "giocoso", termo que descreve um misto de ação cômica e dramática. Libreto de Lorenzo da Ponte e Música W.A.Mozart, esta obra é baseada no Don Juan personagem fictício , geralmente tido como símbolo da libertinagem. Originado no folclore, adquiriu força literária no romance do século XVII El Burlador de Sevilha (1630) , pelo dramaturgo espanhol Tirso de Molina.

"Um tal Don Giovanni" mostra a possibilidade de uma nova roupagem para um clássico, incluindo elementos eletrônicos digitais criados pelo maestro arranjador Wagner Caetano. A direção musical de Teresa Fagundes visando esta nova roupagem, compactou a obra com vistas a diminuir o tempo de duração e dinamizar o espetáculo aos dias de hoje, criando uma nova ambientação para esta opera ícone de Mozart.

Clique para ampliar
A direção cênica de Francisco Neves planejou uma performance de concerto dramático mantendo o carácter e perfil psicológicos originais de cada personagem, porém usando recursos de nossa realidade atual, o que mostra a contemporaneidade da obra. Ainda dentro desta concepção, o trabalho conta também com a presença de um narrador que vem apoiar a linha dramática do espetáculo.

Fernando Portugal, responsável pela concepção de cenário e luz, Anne Catherine Lilienwald nos figurinos e Fernanda Gollo com adornos, dentro da linguagem de concerto dramático, deram a cada personagem suas características através de acessórios e adornos. O cenário está centrado em torno de um grande quadro de Mozart , como se este estivesse ali para testemunhar a execução de sua própria obra, e o desenho da luz criará a atmosfera dramática.

Acompanhamento musical da Pianista Dília Tosta. Clique para ampliar
O elenco é composto por oito cantores líricos. São ao todo 8 personagens: três sopranos , quatro baixos e um tenor. Dispostos da seguinte maneira: Don Giovanni (Allan Souza), Leporello (Patrick Oliveira), Donna Anna (Loren Vandal), Comendattore (Guido Rossmann), Don Otavio (Jacques Rocha), Donna Elvira (Tania Novak), Zerlina (Fernanda Gollo) e Masetto (Marcio Louzada). Acompanhamento musical da Pianista Dília Tosta, além do narrador Wilson Filho.

O objetivo maior do Rio Vocal Studio é criar um espetáculo agradável , atual, sem perda de qualidade artística. A direção musical teve o cuidado de manter o estilo Mozartiano tanto nas linhas de canto, recitativos, como nos elementos eletrônicos musicais, mantendo a unidade da obra.


Ficha técnica

Direção Musical: Teressa Fagundes
Direção Cênica: Francisco Neves
Piano: Dilia Tosta
Cenário, Figurino, Adereços: Fernando Portugal
Trilha Sonora: Wagner Caetano
Iluminação: Fernando Portugal
Produção Executiva: Anacris Monteiro
Assistente de Direção: Marcos Monteiro
Foto Artística: Rosangela Tozzi
Realização: Prefeitura de Niterói e Teatro Municipal de Niterói, Rio Vocal Studio
Produção: Ouro Verde Produções


Serviço

Um Tal Don Giovanni
Data: Dias 7 e 8 de junho de 2014
Horário: Sábado 20h, domingo 19h
Duração mínima: 120 minutos
Ingresso: R$ 40,00
Promoção com desconto de 25% para compras até 23/05 no ingresso.com
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624







Publicado em 30/05/2014

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966