No dia 16 de julho de 2014, quarta, às 19h, tem luz, câmera e ação no Teatro Municipal de Niteróí, com o longa "Cala a Boca, Etelvina" (1959), dirigido por Eurípides Ramos e estrelado por Dercy Gonçalves. Em homenagem ao fenômeno de popularidade da artista, o projeto Cineclube Brasileiro traz um dos seus filmes de maior sucesso. Como convidados de honra, teremos Nestor Lopes, presidente do Museu Dercy Gonçalves e a filha da comediante, Decimar Senra.

O longa conta a história de uma empregada doméstica, vivida por Dercy, que é confundida com a esposa de um caloteiro, que tenta enganar e obter dinheiro do tio, um rico fazendeiro do Pará.

Sinopse

Etelvina é uma empregada doméstica faladeira que costumeiramente atende cobradores na porta do apartamento de seus patrões endividados, Adelino e Zulmira. Zulmira se sente humilhada e sai de casa apoiada pela mãe, Dona Emília, deixando alguns vestidos para Etelvina. Adelino chega em casa e o sogro Libório lhe conta o que aconteceu enquanto Etelvina usa um vestido de Zulmira.

Nesse momento chega Macário, tio rico fazendeiro na Ilha do Marajó no Pará e confunde Etelvina com Zulmira. Libório convence Adelino e Etelvina a manterem a farsa achando que se Macário souber da separação do casal, não vai querer mais Adelino como herdeiro. As coisas se complicam quando Zulmira quer voltar, além da confusões de Etelvina no papel de "patroa" e ficam piores quando Macário avisa que vai ficar como hóspede um tempo bem maior do que o pretendido inicialmente.


O projeto, resultado de uma parceria com a Niterói Filmes, exibe um filme nacional, com a presença de um convidado para conversar sobre a obra. A mediação será feita pelo cineasta Flávio Cândido. O convidado da noite será Nestor Lopes, presidente do Museu Dercy Gonçalves e fã da atriz comediante.


Ficha Técnica:

Gênero: Chanchada
Direção: Eurípides Ramos
Direção das cenas musicais: Hélio Barroso
Roteiro: Victor Lima e Euripides Ramos

Elenco:
Dercy Gonçalves
Otelo Zeloni
Paulo Goulart
Zezé Macedo
Wilson Grey
Norma Blum
Moacyr Deriquém


Serviço

"Cala a boca, Etelvina" (1959)
Data: Quarta-feira16 de julho de 2014
Horário: 19h
Duração mínima: 88 minutos
Ingresso: R$ 2,00
Classificação etária: Livre,

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 26/06/2014

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966