O Violonista niteroiense, Marco Lima, promete encantar o público do Teatro Municipal de Niterói, no dia 28 de agosto de 2014, quinta, às 19h. Atualmente professor do Badisches Konservatorium em Karlsruhe, já integrou o Quarteto Carioca de Violões, com o qual gravou o CD Danças Brasileiras.

Natural de Niterói, Marco Lima é bacharel em violão pela UNIRIO, onde estudou com Maria Haro, e mestre em práticas interpretativas, também pela UNIRIO, sob a orientação de Nicolas de Souza Barros. Com bolsa do DAAD (Deutscher Akademischer Austauchdienst - Serviço de Intercambio Acadêmico Alemão) concluiu em fevereiro de 2013 o mestrado em violão na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha).

Neste programa o violonista conta com a participação especial e estreia do Coral Ermano Soares de Sá - cujo nome homenageia o grande regente coral paraibano, responsável pela formação musical de diversas gerações e amantes da música na cidade. Dirigido por Luiz Carlos Peçanha, o coral foi convidado para executar o Romancero Gitano – para coro e violão - do compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco sobre texto de Federico Garcia Lorca.

Durante o concerto serão ouvidas ainda - pela primeira vez no Brasil - duas obras dedicadas ao violonista: Paráfrase IV de Ricardo Tacuchian e Madureira de Sergio Roberto de Oliveira, estas obras foram estreadas no ano de 2013 em Vaihingen an der Enz (Alemanha) e Pavia (Itália) respectivamente.

Marco Lima lecionou como professor substituto na UFRJ e é atualmente professor do Badisches Konservatorium em Karlsruhe. Participa ainda dos CDs Violões da AV-Rio II e Violões da AV-Rio III. Em seus projetos camerísticos atuais estão o Quarteto de Violões de Karlsruhe, com o qual recebeu o 2o prêmio no concurso de música de câmara de Gevelsberg, e o duo com o pianista australiano Roger Cui. Como solista foi premiado 15 vezes em concursos no Brasil, sendo seis vezes o vencedor. Apresentou a integral de Villa-Lobos para violão solo, no 44° Festival Villa-Lobos e foi solista do "Concierto de Aranjuez" de Joaquin Rodrigo, no Teatro Castro Alves (BA), com a Orquestra Sinfônica da Bahia, sob a regência de Osvaldo Colarusso.

Como solista e camerista, tocou em importantes salas brasileiras como a Sala Cecília Meirelles, o MASP (SP) e o Teatro Pró-Música (MG) e também em festivais em São Paulo, Minas Gerais, Piauí e Rio de Janeiro. Na Europa, destacam-se as apresentações na Alemanha, na Suíça e na Itália. Participou também da “XVII Bienal de Música Contemporânea” e da ”III Bienal de Música Contemporânea de Mato Grosso”, com a soprano Doriana Mendes, nas quais realizou a estreia de obras Dawid Korenchendler, Roberto Victorio e Caio Senna.

É a vez do Teatro Municipal de Niterói abrir as cortinas para o músico no Palco Aberto.


Serviço

Projeto Palco Aberto
Marco Lima
Data: Quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Horário: 19h
Duração mínima: 90 minutos
Entrada: R$ 20,00 Comprar no Ingresso.com
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 05/08/2014

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966