O Teatro Municipal de Niterói apresenta de 03 a 12 de outubro de 2014, sextas e sábados às 20h, e domingo às 19h o espetáculo "O Filho da Mãe". A peça narra o dia a dia da bem sucedida publicitária Valentina, a superprotetora mãe de Fernando, separada do marido há quinze anos, e que nutre pelo filho um amor incondicional.

Uma peça na qual os atores homenageiam o amor e buscam na comédia uma forma de falar sobre paixão, carinho e relações familiares, assim é "O Filho da Mãe", espetáculo teatral com texto de Regiana Antonini, direção de Cláudio Ramos, tendo no elenco Cláudio Ramos e Rodrigo Bering.


Diferente de peças com começo, meio e fim, o Filho da Mãe não possui um enredo linear. Isso quer dizer que a história não ocorre de maneira cronológica. A história contada em flashbacks permeia a convivência de uma mãe divorciada que mora com seu filho em um apartamento. Apenas com dois atores no elenco, Valentina (Cláudio Ramos) e Fernando (Rodrigo Bering), a peça mostra de forma bem-humorada, os conflitos e dramas nas mais diversas situações vividas por essa família.

Fernando é um recém-formado roteirista, que está indo para Nova York estudar cinema contra a vontade da mãe. O mote principal da peça é a inevitável separação entre mãe e filho. Valentina não quer aceitar esta viagem, principalmente pelo fato dela estar sendo bancado pelo pai. Valentina acha que no fundo, esta generosidade do marido, bancando a viagem, nada mais é do que uma vingança.

Seria errôneo dizer que Valentina é apenas uma mulher quando na verdade ela é muitas ao mesmo tempo. A personagem vivida por Cláudio Ramos capta a essência de várias mulheres, absorvendo seus trejeitos, manias e loucuras, maximizando-as e dando alma à personagem, que no final se torna uma caricatura cômica de todas as mães possíveis.

A apresentação conta unicamente com músicas de Tim Maia, artista pelo qual Valentina é completamente alucinada, chegando ao ponto de até conversar com o falecido cantor. São cerca de sete canções que incluem "Primavera", "Vai Chuva", "Não Quero Dinheiro", "Vale Tudo", "Chocolate", "Você, Eu e Você".

Um espetáculo com produção caprichada e dedicação total dos atores, as personagens são bem reais o que requer uma composição delicada e realista, afinal a plateia terá que acreditar que está vendo uma mãe em cena, firme, forte, protetora, por vezes exagerada em suas emoções, mas uma mãe com todo seu delicado ar maternal.


Regiana Antonini é autora, atriz, roteirista, diretora teatral e professora de interpretação. Mineira, de Belo Horizonte, Regina mora no Rio de Janeiro desde 1985. Escreve para teatro desde 1990 e é formada em publicidade e jornalismo pela PUC/MG e em artes cênicas pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) - RJ.

Em 21 anos de trabalho como autora, Regiana já escreveu 48 textos teatrais, sendo que 32 foram montados, sucessos como: "Banheiro Feminino", "Solteira, Viúva, Casada Divorciada", "Aonde Está Você Agora?", "Futuro do Pretérito", "Cleópatra", e os infantis: "Branca Como a Neve", "Pinóquio" (indicado ao prêmio coca cola de teatro infantil) e "Que Confusão, Hein, Seu Bicho Papão!".



Ficha técnica

Texto: Regiana Antonini
Direção: Cláudio Ramos
Elenco: Cláudio Ramos e Rodrigo Bering
Cenários e Figurinos: Cláudio Ramos e Renato Reiff
Iluminação: Cláudio Ramos
Trilha Sonora: Cláudio Ramos e Renato Reiff
Operador de Som: Renato Reiff
Fotos do espetáculo: Renato Reiff
Operador de Luz: Edésio Guimarães


Serviço

O Filho da Mãe
Data: 3, 4, 10, 11 e 12 de outubro de 2014
Horário: Sextas e Sábados 20h | Domingos 19h
Duração mínima: 100 minutos
Entrada: R$ 40,00 Comprar no Ingresso.com
Classificação etária: 10 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624







Publicado em 01/09/2014

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966