Na quinta-feira, dia 02 de outubro de 2014, às 19h, tem Palco Aberto no Teatro Municipal de Niterói, com o Trio de Couro e Cordas contando e cantando Haroldo Barbosa, músico, compositor, versionista de músicas internacionais, radialista, redator e roteirista; um artista multifacetado que soube com a simplicidade e o humor inteligente de suas letras, injetar doses de alegria e beleza a cultura brasileira.

O show apresentará momentos marcantes de sua obra, tendo no repertório clássicos como: "Devagar com a louça", "Adeus América", "Tim tim por tim tim", "Pra que discutir com madame", entre diversas outras músicas garimpadas de gravações das décadas de 40 e 60.

Participam do espetáculo, como convidados especiais, Alexandre Maionese, Eduardo Gallotti, Humberto Araújo, Monica Mac, Nina Wirtti, Paulão 7 cordas, Ronaldo do Bandolim e Yuri Portela.

O Trio de Couro e Cordas surgiu em 2011, a partir de uma ideia do pandeirista Rodolpho Dutra em elaborar um projeto com uma formação enxuta, mas que mantivesse a força musical que é imprescindível ao samba.

Com uma proposta amadurecida ao longo destes anos, o Trio chega em 2014 à formação atual: além de Rodolpho (pandeiro) e Vinícius Oliveira (cavaquinho e voz), Bruno Campos (violão) passa a fazer parte do grupo, dividindo a responsabilidade nas cordas e na criação dos arranjos.

Haroldo Barbosa. Clique para ampliar
Após diversas (e longas) conversas, o Trio embarcou numa pesquisa, comandada pelo Vinícius (que também é historiador), para apresentar, conceitualmente, uma das vertentes do samba mais interessantes e pouco lembradas nas rodas: o samba sincopado. Para tal, debruçaram-se sobre o vasto repertório de sambas e choros cantados dos anos 40, presentes na obra de artistas como Cyro Monteiro e Geraldo Pereira e dos grupos vocais como "Anjos do Inferno" e "Quatro Ases e Um Coringa".

A Bossa Nova também é o outro alicerce da sonoridade do Trio de Couro e Cordas, que tem como grandes referências a síncope do cantar dos interpretes João Gilberto e Lúcio Alves.

Mas para os que pensam que o Trio de Couro e Cordas fica preso ao passado, se enganam! Buscando conciliar de maneira inventiva a modernidade e a tradição, sem preconceitos, resgatam a juventude e a vitalidade do samba em canções esquecidas pelo tempo, dando ares de novidade (e às vezes de ineditismo) a grande parte do trabalho.

Além disso, todos os três integrantes são também compositores, e para o próximo ano estão programando o lançamento do primeiro CD do Trio, totalmente autoral, intitulado "Com Elegância". Para os que quiserem conferir basta acessar o site: www.triodecouroecordas.com.br, na página de áudios, e escutar a música do Vinícius, que dará nome ao CD.


Seviço

Trio de Couro e Cordas
"De Conversa em Conversa - Uma Homenagem a Haroldo Barbosa"
Data: Quinta-feira, 02 de outubro de 2014
Duração: 80 minutos
Horário: 19h
Ingresso: 10,00 Comprar no Ingresso.com

Local: Sala Carlos Couto
Endereço: Rua XV de novembro, nº 35, Centro, Niterói-RJ
Tel.: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966