O Teatro Municipal de Niterói, em parceria com o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), apresenta de 10 a 12 de março de 2015 a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Com o objetivo de disseminar e fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos, a mostra exibe seis filmes seguidos de debates.


Programação


10 de março de 2015:

15h - Pelas Janelas
Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia, Maldonado, Will Domingos (Brasil, 2014, 35')


Ao longo de três meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências dos projetos de cinema, educação e direitos humanos “Inventar com a Diferença”, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.

Antes da sessão abertura oficial do evento e relatos de experiência do projeto "Inventar com a Diferença", com diretoras, professores e estudantes das E.M. Sítio do Ipê e E.M. Mestra Fininha.


11 de março de 2015:

15hSophia
Kennel Rógis (Brasil, 2013, 15')



Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.


15h15 - A Vizinhança do Tigre
Affonso Uchoa (Brasil, 2014, 95')


Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias, neste filme dirigido por Affonso Uchoa e vencedor do prêmio de melhor filme pelo júri na Mostra de Cinema de Tiradentes.

Após a sessão debate com a Drª Fátima Ornellas, psicodramatista com experiência em políticas de inclusão de pessoas com necessidades especiais.


19h - Cabra Marcado Para Morrer
Eduardo Coutinho (Brasil, 1984, 119')


Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou a sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, o premiado documentarista Eduardo Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.

Após a sessão debate com o diretor, roteirista e ator Sérgio Santeiro.



12 de março de 2015:

15h - Que Bom Te Ver Viva
Lúcia Murat (Brasil, 1989, 95’)


Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam, neste documentário de Lúcia Murat, sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima (interpretada pela atriz Irene Ravache), que reflete sobre o peso de ter sobrevivido lúcida às torturas.

Após a sessão debate com a educadora Profª Maria Felisberta Baptista da Trindade.

19h - Rio Cigano
Julia Zakia (Brasil, 2013, 80')

Uma cigana atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária no filme dirigido por Julia Zakia.



Após a sessão, haverá a apresentação do Grupo Ônix Dança Cigana. Após a sessão, apresentação do Grupo Ônix de Dança Cigana. Fundado em 2009, o Grupo Ônix atua com a dança cigana de raiz e fusões com outros ritmos como o Flamenco Gipsy, Romanê (dança feita nos acampamentos ciganos), Cabélia (fusão da dança cigana com a dança do ventre) e Rom (dança cigana dos países do leste europeu).




9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

A Mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura. A Mostra é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo, com os seguintes apoios: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Patrocínio: Petrobras e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Por meio do projeto Democratizando, são formados pontos de exibição em todo o país que se inscreveram previamente para receber os kits elaborados pela produção da Mostra; os kits contêm obras que buscam suscitar o debate sobre os Direitos Humanos em âmbito nacional. Além disso, os espaços inscritos poderão organizar palestras, workshops e outros tipos de encontro para discutir Direitos Humanos e outros temas relacionados.

As exibições acontecerão entre janeiro e março de 2015 e são de responsabilidade das instituições que se inscreveram para receber o material do Democratizando. Cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, entre outros, são os espaços que abrigarão esta ramificação da 9ª Mostra.

Em Niterói, o Projeto Democratizando será realizado numa parceria entre o NPD Niterói - que é ligado à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia - e o Teatro Municipal de Niterói.


Serviço

9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul
Data: 10 a 12 de março de 2015
Horário: Terça-feira 15h - Quarta e Quinta-feira 15h e 19h
Gratuito (Sujeito à lotação do teatro)

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624








Publicado em 01/03/2015

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...