O Teatro Municipal de Niterói, em parceria com o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), apresenta de 10 a 12 de março de 2015 a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Com o objetivo de disseminar e fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos, a mostra exibe seis filmes seguidos de debates.
Programação
10 de março de 2015:
15h - Pelas Janelas Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia, Maldonado, Will Domingos (Brasil, 2014, 35')
Ao longo de três meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências dos projetos de cinema, educação e direitos humanos “Inventar com a Diferença”, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.
Antes da sessão abertura oficial do evento e relatos de experiência do projeto "Inventar com a Diferença", com diretoras, professores e estudantes das E.M. Sítio do Ipê e E.M. Mestra Fininha.
11 de março de 2015:
15h – Sophia Kennel Rógis (Brasil, 2013, 15')
Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.
15h15 - A Vizinhança do Tigre Affonso Uchoa (Brasil, 2014, 95')
Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias, neste filme dirigido por Affonso Uchoa e vencedor do prêmio de melhor filme pelo júri na Mostra de Cinema de Tiradentes.
Após a sessão debate com a Drª Fátima Ornellas, psicodramatista com experiência em políticas de inclusão de pessoas com necessidades especiais.
Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou a sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, o premiado documentarista Eduardo Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.
Após a sessão debate com o diretor, roteirista e ator Sérgio Santeiro.
12 de março de 2015:
15h - Que Bom Te Ver Viva Lúcia Murat (Brasil, 1989, 95’)
Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam, neste documentário de Lúcia Murat, sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima (interpretada pela atriz Irene Ravache), que reflete sobre o peso de ter sobrevivido lúcida às torturas.
Após a sessão debate com a educadora Profª Maria Felisberta Baptista da Trindade.
19h - Rio Cigano Julia Zakia (Brasil, 2013, 80')
Uma cigana atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária no filme dirigido por Julia Zakia.
Após a sessão, haverá a apresentação do Grupo Ônix Dança Cigana. Após a sessão, apresentação do Grupo Ônix de Dança Cigana. Fundado em 2009, o Grupo Ônix atua com a dança cigana de raiz e fusões com outros ritmos como o Flamenco Gipsy, Romanê (dança feita nos acampamentos ciganos), Cabélia (fusão da dança cigana com a dança do ventre) e Rom (dança cigana dos países do leste europeu).
9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul
A Mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura. A Mostra é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo, com os seguintes apoios: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Patrocínio: Petrobras e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Por meio do projeto Democratizando, são formados pontos de exibição em todo o país que se inscreveram previamente para receber os kits elaborados pela produção da Mostra; os kits contêm obras que buscam suscitar o debate sobre os Direitos Humanos em âmbito nacional. Além disso, os espaços inscritos poderão organizar palestras, workshops e outros tipos de encontro para discutir Direitos Humanos e outros temas relacionados.
As exibições acontecerão entre janeiro e março de 2015 e são de responsabilidade das instituições que se inscreveram para receber o material do Democratizando. Cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, entre outros, são os espaços que abrigarão esta ramificação da 9ª Mostra.
Em Niterói, o Projeto Democratizando será realizado numa parceria entre o NPD Niterói - que é ligado à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia - e o Teatro Municipal de Niterói.
Serviço
9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul
Data: 10 a 12 de março de 2015
Horário: Terça-feira 15h - Quarta e Quinta-feira 15h e 19h
Gratuito (Sujeito à lotação do teatro)
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624
Publicado em 01/03/2015
Programa Aprendiz homenageia Paulinho da Viola no Theatro MunicipalQuinta a domingo, 21 a 23 de novembro
Paulo Portela lança livro sobre o racismo na Sala Carlos CoutoTerça-feira, 26 de novembro
Sala Carlos Couto expõe estudos de Burle Max para Pano de Boca do MunicipalDe 11 de novembro a 20 de dezembro
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João CaetanoLeia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos CoutoLeia mais ...
Magno Mesquita realiza Ponte Artística com PortugalLeia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa TherezaLeia mais ...
Theatro Santa Thereza leva à cena o drama 'Virtude e Vício'Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903Leia mais ...