Nos fins de semanas de 27 a 29 de março e de 03 a 05 de abril de 2015, o Teatro Municipal de Niterói apresenta o espetáculo "Parem de Falar Mal da Rotina", com Elisa Lucinda, que em 13 anos já foi assistido por mais de um milhão e meio de pessoas. A apresentações acontecem nas sextas e sábados, às 20h e aos domingos, às 19h. Nessa temporada, o espetáculo será gravado para um DVD a ser lançado ainda em 2015.

"Parem de Falar Mal da Rotina" não é um espetáculo convencional onde uma história é contada. Este espetáculo é um modo de vida, é uma visão de existência. É a maneira com que Elisa Lucinda, atriz, roteirista e diretora da peça consegue expressar sua urgência e inquietude na busca interminável da liberdade de se poder viver plenamente, sem os famosos cárceres que nós mesmos nos impomos.

A ideia surgiu quando Elisa participou do Festival Internacional de Teatro em Sitges na Espanha, em julho de 2002. Neste primeiro formato, a atriz, entre um poema e outro, conversava e conduzia a platéia, introduzindo uma nova visão do cotidiano e dos personagens que criamos no nosso dia-a-dia. Neste festival, sua atuação foi tão marcante que lhe valeu uma crítica elogiosa no prestigiado jornal espanhol La Vanguardia.





Este modo de interpretar e interagir com a platéia cria uma relação direta e divertida, o que levou o espetáculo a ser carinhosamente chamado pela imprensa de "Cabaret Poético". A reação da platéia foi o impulso para a efetivação do "Parem...". A peça une histórias vividas e ouvidas por Elisa, como observadora do cotidiano, além dos poemas retirados dos livros "O Semelhante", "Eu te amo e suas estreias" e "A fúria da Beleza". O resultado são 56 personagens, dos quais ela faz uma mostragem em 2h30 de elogios à rotina, nos obrigando a nos observar de fora. Assim percebemos que "a rotina" é um personagem fictício que criamos, e que nós por sermos os sujeitos na ação, temos o poder da mudança; somos os diretores, atores, produtores e protagonistas das nossas próprias vidas.

A peça estreou no Rio de Janeiro, fez uma temporada de 88 apresentações em Barcelona, 5 meses em São Paulo, retornando ao Rio de Janeiro para temporada em 2006 e 2007. Ainda em 2007, seguiu turnê pelo Brasil: Niterói/RJ, Caxias/RJ, Vitória, Fortaleza, Natal, Mossoró/RN, Porto Alegre, Curitiba e Salvador. Em setembro, o "Parem..." fez uma pequena "parada" em sua caravana para comemorar os seus 05 aninhos no Canecão. Um sucesso: duas mil pessoas lotaram essa tradicional casa de espetáculos numa terça-feira de setembro.





Ficha Técnica

Atuação, roteiro e direção - Elisa Lucinda
Assistente de Direção - Geovana Pires
Cenografia - Gisele Licht
Iluminação - Djalma Amaral
Figurinos - Christina Cordeiro
Projeto Gráfico - Tangerina Designer
Realização do projeto - Casa Poema
Produção Executiva - Emilene Lima


Fotos de Guilherme Jr.



Depoimento de Elisa Lucinda logo após a temporada do espetáculo "Parem de falar mal da rotina", no Teatro Municipal de Niterói
    "Meu povo, muito feliz eu estou. Embalada numa frase que minha avó dizia: quem trabalha Deus ajuda. Acho que foi isso que aconteceu na gravação do dvd do Parem de Falar Mal da Rotina em Nikiti. Um colosso, uma união de trabalhos e Deus ajudou. rs.

    Na plateia, faixas de: "Niterói te ama", cartazes: "Os capixabas se orgulham de você". Sem contar a lotação esgotada ocupando todas as frisas durante toda a temporada. Acho que foi um especial brinde às equipes: a minha, de minha produção com a parceria fidedigna da minha turminha competente e valente; a meu filho Juliano Gomes, diretor do DVD que juntou os bambas de sua geração derramando seu olhar em tudo, situação que me deixou em estado de extrema tranquilidade. Vale, no entanto, ressaltar nessa equipe o auxílio luxuoso do iluminador, Djalma Amaral, sua presença foi um pá e seu olhar decisivo.
    Clique para ampliar.


    Estou com o coração dos estreantes e repleta de contentamento por estar realizando esse sonho num teatro tão maravilhoso como o Municipal de Niterói: lindo, atemporal, ninguém sabe se está no Ópera de Paris ou em um sonho.

    A linda equipe comandada por Marilda Ormy é de tirar o chapéu e de encantar multidões; todo mundo ali tem alma e sorri. Pronto, agora, é seguir nas outras etapas e a gincana continua: No dia 9 de abril, em Goiás Velho, na casa de Cora Coralina, estreia o filme Maria Macaca, que protagonizo. Documentário goiano, dirigido por Lázaro Ribeiro. E, nesse final de semana, a gente embarca, eu e Geovana Pires, de novo com o Recital à Brasileira, a pedidos de quem não viu, no Teatro Leblon, na sala Tônia Carrero. É isso. Tô com o Chico: "Vou na estrada há muitos anos, sou um artista brasileiro!"

    Obrigada, público soberano, sem vocês não haveria nada disso nesses 13 anos! Beijos meus. Elisa."
Nós é que agradecemos Elisa, a honra de tê-la novamente em nosso palco. Volte sempre.


Serviço

"Parem de Falar Mal da Rotina", com Elisa Lucinda
Data: de 27 a 29 de março e de 03 a 05 de abril de 2015
Horário: Sextas e sábados às 20h e Domingos às 19h
R$ 60,00 - Comprar noIngressso Rápido
Duração: 150min
Classificação etária: 14 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 01/03/2015

Sala Carlos Couto expõe estudos de Burle Max para Pano de Boca do Municipal De 11 de novembro a 20 de dezembro
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA