Espetáculos intimistas de música e teatro tomam conta das terças de maio no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói. E na reabertura do espaço com chave de ouro, no dia 05, às 19h, o público poderá voltar no tempo e experimentar as grandiosidades culturais da Belle Époque, por meio de um Sarau Imperial.

O Imperador D. Pedro II apesar de ser um homem culto, ligado às letras, não gostava de reuniões sociais. Durante seu reinado se limitava apenas as solenidades obrigatórias pelo seu cargo. No entanto sua filha Isabel adorava festas e, em especial, a música era uma presença constante em sua vida. Talvez herdada de seu avô Pedro I e de sua mãe, a Imperatriz Tereza Cristina, que como boa napolitana adorava ópera.

Isabel tocava piano, harpa e violino e ao se casar com Gastão, o Conde D'Eu, promovia em sua casa no famoso Palácio Isabel, onde hoje é o palácio do Governo do Estado, muitas recepções com danças, poesias, cantorias e concerto de piano. No espírito deixado pela Princesa, a plateia poderá apreciar e também participar desse espetáculo artístico que ultrapassa o limite dos séculos.

Embalada pelas notas da pianista Dília Tosta e pelas vozes de Tania Apelbaum Novak (soprano lírico no papel da Princesa Isabel), Neti Szpilman (soprano lírico no papel de Leopoldina), Guido Rossman (baixo no pel de Gastão), Márcio Louzada (baixo profundo no papel de August) e Ossiandro Britto (tenor, interpretando José do Patrocino), a apresentação terá início na cafeteria do Teatro, que ganhará uma ambientação e cardápio especiais. e fará um passeio por cenários totalmente ambientados em um tempo-espaço digno de Império. A cafeteria e os jardins do Municipal vão ficar decorados até o fim do mês de maio.

No repertório, canções de Carlos Gomes, Wolfgang Amadeus Mozart, Georges Bizet, Francisco Mignone, Gaetano Donizetti, Franz Schubert, Giuseppe Verdi, entre outros.

A adaptação da cafeteria para servir de cenário à apresentação, ficou a cargo do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, e a apresentação tem entrada gratuita. Bebida muito consumida pelos frequentadores destes encontros no fim do século XIX, o absinto ganha versão autorizada no cardápio da cafeteria.


Sinopse

Enquanto a princesa e o Conde D'Eu estão acertando os últimos preparativos no salão de seu palácio, sua irmã Leopoldina e seu marido, o príncipe Ludwig August, conversam no jardins com alguns convidados. Todos sobem juntos até o salão, onde, ao som do piano, são recepcionados pelos anfitriões. O Sarau então começa com Leopoldina oferecendo à irmã um poema abolicionista de castro Alves.

Injjustiças sociais, preconceitos, a luta contra a escravidão, que já envergonhava parte da elite monárquica brasileira, e o papel de homens e mulheres na sociedade, permeiam o espetáculo que tem ainda entre os personagens o amigo e conselheiro da Princesa, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Em um dos momentos mais marcantes do Sarau, Isabel canta "Io Son Lu'mille Ancella", da opera "Adriana Lecouvrer", de Francesco Cilea, mostrando como a arte refina o espírito das pessoas e como ela é importante para a humanidade. Leopoldina então responde com "Habanera", da Opera Carmen. O sarau termina com todos dançando primeiro a valsa da Viúva Alegre, seguida pelo "Brindisi" da Traviata. A plateia, estão é convidada a dançar com os atores.


Serviço

Sarau Imperial
Data: Terça, 05 de maio de 2015
Horário: 19h
Entrada franca, com distribuição de senhas antes do espetáculo
Sujeito à lotação
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói - Salão Nobre
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21)


Tags:






Publicado em 02/04/2015

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...