O Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói recebe o Grupo Canto do Rio, na terça, 12 de maio, às 19h, para o espetáculo "João Gilberto 73 e afins". Com arranjos vocais originais, o grupo se consolida como um coral mais avançado e com um repertório voltado para o cultivo e a excelência da nossa música popular.

Vindo da Bahia com uma nova batida de violão, revolucionando com sua bossa, e seu jeito de cantar, João Gilberto é um divisor de águas na Música Popular Brasileira e foi nesta praia intimista, cool, refinada e ao mesmo tempo tão cheia de brasilidade que o maestro Paulo Malaguti Pauleira se inspirou para montar o show "João Gilberto 73 e afins".

Composto por vinte e três integrantes, o coral já percorreu as principais salas de concerto do Rio de Janeiro e participou de eventos como Fest Rio Vocal 2012 e o Canta Pueblo Brasil 2008.

Com arranjos vocais originais, o Canto do Rio apresenta alguns clássicos do antológico álbum "João Gilberto", mais conhecido como o álbum branco. Lançado em 73, o disco foi gravado apenas com voz, violão e uma leve bateria de Sonny Carr. Nele, o mestre baiano apura seu estilo com interpretações magistrais de um repertório brilhante e o nosso desafio foi traduzir esta sonoridade tão particular dentro do canto coral.

Ao lado de canções como "Na baixa do Sapateiro", de Ary Barroso; "Eu vim da Bahia", de Gilberto Gil; "É preciso perdoar", de Alcivando Luz e Carlos Coqueijo; "Eu quero um samba" de Janet de Almeida e Haroldo Barbosa; "Avarandado", de Caetano Veloso; juntam-se outras pérolas da nossa MPB . Desta forma, estabelecemos uma ponte entre alguns mestres que vieram antes (Noel Rosa, Assis Valente, Monsueto) e depois (Chico Buarque, José Miguel Wisnik, Moacir Santos, Paulinho da Viola) de João Gilberto.

Com direção de Alexandre Ramos, o coral se apresenta ao som do pianista Christian Bizzoto.

O maestro

Paulo Malaguti Pauleira é arranjador, compositor, pianista e maestro de corais. Trabalha com artes vocais desde o final dos anos 70, primeiro com o grupo Céu da Boca, com quem gravou dois LPs e viajou o Brasil. Teve uma composição sua, "Clarissa", bastante tocada nas rádios do Brasil no começo dos anos 80. Já naquele tempo, dirigiu corais como o do Colégio São Vicente de Paulo e da Fundrem.

Fundou a primeira formação do Canto do Rio, ganhando menção honrosa no Concurso de Corais do Jornal do Brasil em 1985. Em 1986, foi piano e composição Third Stream no New England Conservatory, em Boston. Volta ao Brasil e trabalha como pianista e arranjador instrumental com vários artistas: Danilo Caymmi, Simone, Adriana Calcanhoto, Nana Caymmi, Veronica Sabino, Ithamara Koorax, João Donato entre outros.

A partir de 94, funda o Arranco de Varsóvia grupo vocal dedicado ao samba, gravando 5 CD’s e um DVD. O Arranco ganha o Prêmio TIM de melhor grupo de samba em 2006. A partir de 98, passa a dirigir corais de empresas como – Fiocruz, Cenpes – Petrobrás, Finep e Previ. Em 2005, começa um novo Canto do Rio, agora se dedicando à canção brasileira fazendo todos os arranjos. Em 2012, Pauleira é convidado a integrar o MPB4.


Ficha técnica

Arranjos, direção musical e regência: Paulo Malaguti Pauleira
Piano: Christian Bizzotto
Direção: Alexandre Ramos

Integrantes

Sopranos
Ana Calvente
Carla Francalanci
Claudia Osório de Castro
Dalny César
Leila Menna Barreto
Maria Helena Röhe Salomon
Patricia Hessab Alvarenga
Silvia Carvalho
Valéria Motta

Mezzo, Sopranos e Contraltos
Denise Reigada
Luna Messina
Marilene de Castilho Sá
Alessandra Bax
Soraia Castrioto

Tenores
Flávio Neves
Pedro Fernando Vaz
Rogério von Kruger
Rogério Medeiros

Barítonos e Baixos
Amílcar Starosta
Daniel Garcia
Eduardo Lopes
José Lincoln Neves
Denilson Guimarães

Serviço

Grupo Canto do Rio
Data: Terça, 12 de maio de 2015
Horário: 19h
Entrada franca, com distribuição de senhas antes do espetáculo
Sujeito à lotação
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói – Salão Nobre
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 02/05/2015

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...