O Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói presta uma homenagem à grande mestra e precursora no ensino de ballet em Niterói, Eunice Linton, que passará a emprestar seu nome ao Salão. A solenidade, que contará com um concerto da pianista Antonieta de Abrunhosa Torres, acontece na quinta-feira, 21 de maio de 2015, às 19h. Natural de Belém do Pará, hoje com 92 anos, Antonieta, pianista formada pela Escola Nacional de Música, hoje Escola de Música da UFRJ, é contemporânea de Eunice e começou começou a acompanhar a professora em 1940, com 17 anos de idade. A parceria durou mais de 20 anos.

Professora e dançarina, Eunice foi uma bailarina de origem inglesa, que mantinha um curso de dança no Salão Nobre, nos anos 40 e 50. A mestra foi grande coreógrafa e sempre usava suas próprias coreografias em seus espetáculos. Tinha ainda um grande conhecimento musical e seus espetáculos contavam sempre um pianista e uma orquestra ao vivo.

Os cursos de Ballet de Eunice serviram de celeiro para a dança em Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis, Macaé e muitos outros locais. Helfany Peçanha, outra grande mestra de dança niteroiense, foi sua aluna.




Eunice Linton

Clique para ampliar.
Nascida em 11 de setembro de 1920, no Recife, em Pernambuco, Eunice e veio para Niterói em 1927, onde viveu, praticamente, até seu falecimento, em 16 de outubro de 1969. Estudou na British School, em Icaraí, e frequentava aulas de ballet no Rio de Janeiro com a professora Klara Kortes, sendo sua adjunta já aos 14 anos. Lecionou Ginástica Rítmica no Colégio Bittencourt Silva e em meados de 1942 iniciava seu curso de ballet em Niterói.

Em abril de 1944, em benefício do Instituto de Proteção à Infância de Niterói, fez seu primeiro festival, onde suas alunas alcançaram extraordinário sucesso. No ano de 1951, concorreu a uma Bolsa e passou uma temporada estudando no Institute of International Education.

A primeira filial do seu curso foi criada nesse mesmo ano, no Clube Municipal da Tijuca, no Rio de Janeiro, que até hoje permanece sob a direção de antigas adjuntas de Eunice. Foi convidada pela atriz e diretora de Teatro Maria Jacinta para coreografar sua peça "Já é manhã no mar", trabalho que, além do prazer, lhe trouxe o reconhecimento também no ramo do teatro.

Em 1954, a loja Ballerine classificou o curso de Ballet Eunice Linton como o maior do Brasil, com cerca de 500 alunas. Em novembro desse mesmo ano, Eunice foi convidada para fazer parte, em Minas Gerais, de uma homenagem a Delfim Moreira, fazendo uma linda apresentação com suas pupilas.

Com a existência dos dois cursos, no Rio e em Niterói, os festivais motivavam apresentações que aconteciam no TMRJ e mais tarde no Teatro João Caetano, bem como no Teatro Municipal de Niterói, mesclando as alunas dos dois cursos. Em 1958, foi aprovado pela Câmara Municipal de Niterói um voto de louvor e aplauso a Eunice Linton por ser pioneira do ballet infantil de Niterói e pelo impulso à cultura artística.

A professora Eunice Linton não se dedicou somente ao ensino do Ballet Clássico, mas também foi grande mestra do Ballet Espanhol, Sapateado Americano e se mostrava também com grande perícia em danças típicas de outros países, sempre com detalhes de roupa e acessórios que faziam grande sucesso nas apresentações.

Professora Eunice com alunas. Clique para ampliar.



Serviço
Homenagem a Eunice Linton
Data: Quinta-feira, 21 de maio de 2015
Horário: 19h
Entrada franca
Sujeito à lotação
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói – Salão Nobre
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966