O cantor Renato Braz e o Quarteto Maogani se apresentam na quinta-feira, 18 de junho de 2015, às 19h, no projeto Palco Aberto do Teatro Municipal de Niterói. O show "Canela", título que dá nome ao álbum de encontro entre os músicos, tem participação especial do violinista Maurício Marques e traz para o público gêneros latino-americanos mesclados a clássicos da música brasileira. Os ingressos custam R$ 40 reais.

O repertório escolhido traz diversos gêneros populares, da riqueza rítmica de gêneros como o joropo venezuelano, o festejo peruano e o bambuco colombiano, até o lirismo contemporâneo argentino e a singeleza da canção chilena, passando por gêneros clássicos como o bolero e o tango e, como não poderia deixar de ser, dialogando com a música brasileira atual.

A trilha sonora deste encontro traz um olhar brasileiro sobre um repertório riquíssimo de canções de diversos países latino americanos, de muitos matizes, cores e ritmos, tão profundo quanto pouco conhecido no Brasil. O instrumento que permeia este encontro é o violão, onipresente em seu papel de acompanhador principal da música popular de toda a América do Sul. Em cada país, em cada sotaque, em cada diferente gênero popular, o violão ganha uma sonoridade particular.

Os arranjos trazem canções acompanhadas ora por um único violão, ora pelos quatro violões (requinto, 6 cordas, 7 cordas e 8 cordas) do Quarteto Maogani, e até mesmo por cinco violões, em muitas combinações e texturas diferentes. Maurício Marques, violonista e compositor gaúcho, integrante do Maogani entre 2005 e 2012, também participa do CD.


Fotos de Luís Zulluh



O Quarteto apresenta neste trabalho seu novo integrante: Sergio Valdeos, um dos mais renomados violonistas do Peru, especialista no repertório latino-americano, tendo atuado por anos como diretor musical e arranjador da cantora Susana Baca. O quarteto tem ainda em sua formação, Carlos Chaves (violão de 7 cordas), Marcos Alves (violão de 6 cordas) e Paulo Aragão (violão de 8 cordas).

Renato Braz

Renato Braz é um dos cantores mais importantes surgidos na última década no Brasil. Com sua voz de timbre marcante, construiu uma carreira premiada que vem alcançando plateias do mundo inteiro. Nascido em São Paulo, Renato Braz cresceu com a música. Aos quinze anos, começou a se familiarizar com a percussão e logo assumiu o posto de baterista, tocando nas noites.

Como vocalista e baterista, o artista teve a chance de se apresentar ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Luiz Melodia, Antônio Nóbrega e Ney Matogrosso, ganhando reconhecimento e público. Em sua carreira, lançou, entre outros, o disco Outro Quilombo, com interpretações de músicas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. A obra foi ganhadora do Prêmio Visa “Edição Vocal de 2002”. Em 2003, foi mais uma vez premiado com o seu disco Quixote na categoria "Melhor Cantor", no Prêmio Visa de MPB.

Quarteto Maogani

O Quarteto Maogani é dos grupos populares de câmara mais destacados no cenário nacional, desenvolvendo uma sonoridade muito característica em arranjos reconhecidos como alguns dos mais criativos do violão brasileiro nos últimos tempos. O grupo formou-se em 1995, no Rio de Janeiro, e pratica uma música, brasileira e sem fronteiras, que incorpora técnicas que vão do jazz ao clássico.

O Maogani reúne músicos que aliam formação clássica e paixão pela música popular. Em seus shows e discos, tem retrabalhado com arranjos próprios e originais um repertório que passa por Ernesto Nazareth, Egberto Gismonti, Jobim, Edu Lobo, Garoto, Chico Buarque, César Camargo Mariano e Guinga.


Serviço

Renato Braz e Orquestra Maogani – Palco Aberto
Dia: Quinta-feira, 18 de junho de 2015
Horário: 19h
Ingresso: R$ 40
Classificação etária: livre

Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966