Clique para ampliar.


O VII Ciclo de Leitura Dramatizada de Niterói apresenta o clássico "O Avarento" de Moilère, na terça-feira, 30 de junho de 2015, às 19h, no Teatro Municipal de Niterói. Com direção de Marcelo Mattos, o espetáculo conta de forma divertida a tragédia de Harpagon, personagem obcecada por valores superficiais, por meio de situações brilhantes e engraçadas, em um texto que continua a desempenhar relevante papel para os dias atuais.

O Ciclo é uma realização da ATACEN (Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói) em parceria com a Fundação de Arte de Niterói.

O "Avarento", no original "L'Avare", é uma das últimas e geniais comédias do dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, que estreou em 1668. Em uma caixa, além das suas adoradas moedas, Harpagon sufocou também todos seus valores e princípios éticos perdidos. Não consegue enxergar a felicidade tão próxima dele no amor dos filhos e respeito dos amigos, parentes e empregados. É uma triste figura dominada pelo medo e por uma ambição vazia que o levará à infelicidade e solidão.

Seus filhos, Cleanto e Elisa, estão ambos apaixonados por jovens de famílias modestas e receiam a recusa de seu pai. Mil artimanhas são postas em prática para que Harpagon abençoe as duas uniões, mas a avareza do velho só é igualada pela sua paranoia, que o leva a desconfiar que todo o mundo, os filhos incluídos, o querem roubar. As ações e situações brilhantes, inesperadas e, portanto, irresistivelmente engraçadas, representam o gênio de Molière no auge de sua capacidade de nos fazer rir.


Ficha técnica

Direção: Marcelo Mattos
Pesquisa: Lúcia Cerrone
Elenco: Flavio Trolly, Bruno Luzes, Isabella Cirne, Aldo Perrotta, Priscila Pôjo, Ricardo Brandão, Isabel Turl, Marcelo Mattos, Leonardo Coelho e Vinicius Lobo.


Serviço

"O avarento" (L'Avare) de Molière - VII Ciclo de Leitura Dramatizada
Data: Terça-feira, 30 de junho de 2015
Horário: 19h
Duração mínima: 90 minutos
Entrada gratuita

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966