Clique para ampliar.


O Teatro Municipal de Niterói, em parceria com a Atacen, dá continuidade, na terça-feira, 24 de novembro, às 19h, à sétima temporada do Ciclo de Leitura Dramatizada, com o texto "Um Deus dormiu lá em casa", de Guilherme Figueiredo. Baseado na comédia “Anfitrião”, de Plauto, o espetáculo trata do duplo, do ciúme, da vaidade das divindades, do sexo e uma série de mal-entendidos envolvendo as relações entre criados e patrões, esposo e esposa, homem e mulher, deuses e mortais.

Com direção de Ricardo Sanfer, a peça conta a história do general Atenas Anfitrião. Temeroso com a profecia de que um homem dormiria em sua casa enquanto estivesse na guerra, o general e seu escravo Sósia decidem voltar da batalha para proteger e testar a fidelidade de suas amadas Alcmena e a escrava Tessala. Porém, para se ausentar da guerra, sem ser considerado covarde e por saber da crença de sua esposa nos Deuses, Anfitrião retorna disfarçado de deus Júpiter, acompanhado de seu escravo travestido de Mercúrio, conduzindo a trama a inúmeras confusões e situações cômicas.

Guilherme Figueiredo

Guilherme de Oliveira Figueiredo foi um dramaturgo cujas peças são voltadas para temas mitológicos, em sua maioria, escritas com uma abordagem cômica. Irmão do ex-presidente João Figueiredo e formado em Direito, iniciou fazendo crítica teatral, em O Jornal, e literária, no Diário de Notícias, ambos no Rio de Janeiro. Estreou como dramaturgo em 1948 com a comédia Lady Godiva e o drama Greve Geral, ambos montados pela companhia de Procópio Ferreira.

No ano seguinte, montou a peça Um Deus Dormiu Lá em Casa, inspirada em temática grega, iniciando uma série que o aproximou do universo dos mitos. Dirigida por Silveira Sampaio, com Paulo Autran e Tônia Carrero à frente do elenco, a montagem alcançou repercussão e prêmios. Em 1949, foi professor de história do teatro na Escola do Serviço Nacional de Teatro, SNT, bem como tradutor de inúmeros autores, como Molière, William Shakespeare e Bernard Shaw. Com o livro "A Raposa e as Uvas" alcança o Prêmio Artur Azevedo, da Academia Brasileira de Letras,e com o livro "Um Deus Dormiu Lá em Casa" obtém a medalha de ouro da ABCT.


Serviço

"Um Deus dormiu lá em casa", de Guilherme Figueiredo
VII Ciclo de Leitura Dramatizada
Data: Terça-feira, 24 de novembro de 2015
Horário: 19h
Ingresso: Gratuito
Classificação etária: livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624








Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966