Na abertura do VIII Ciclo de Leituras Dramatizadas, o Teatro Municipal apresenta na terça-feira, 29 de março de 2016, às 19h, Orfeu da Conceição, texto de Vinícius de Moraes. Com direção de Eduard Roessler, a leitura reúne os principais temas poéticos da obra do Poetinha: a aliança entre a música e a poesia, a presença marcante da mulher, a obsessão pela morte e a fé no amor absoluto.
Vinicius de Moraes transportou para as favelas cariocas, um feriado de carnaval, um amor de final trágico entre Orfeu e Eurídice. A história fala sobre um sambista que vive no morro, filho de um músico e de uma lavadeira, que se apaixona por Eurídice. A paixão entre os dois desperta o ciúme e o desejo de vingança de Mira, ex-namorada do sambista.
Numa terça-feira, último dia de Carnaval e após a morte de Eurídice, Orfeu desce do morro e vai ao Clube d’Os Maiorais do Inferno. Louco, procura por sua amada, a fim de revê-la uma última vez.
Quando fala de sua concepção, Vinicius revela que o primeiro ato de seu Orfeu nasceu quando, em pleno morro do Cavalão, lia o mito homônimo quando ouviu o som de tambores e festejos de carnaval: surgia ali a mistura certa entre Grécia e Brasil, unindo os encantos da tragédia grega e a festividade mais brasileira que se pode ter: o carnaval.
|
Clique para ampliar. |
Serviço
VIII Ciclo de Leituras Dramatizadas de Niterói: Orfeu da Conceição
Data: Terça-feira, 29 de março de 2016
Horário: 19h
Ingresso: Entrada franca
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639
Tags: