A Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói, abre suas portas para a exposição "Berta Loran - 90 anos de humor", que conta com registros fotografias do acervo pessoal da atriz, além de recordações dos diversos trabalhos realizados por ela no cinema, teatro e TV, e ainda, um documentário com depoimentos feitos por grandes artistas e colegas em sua homenagem.

A mostra pode ser visitada de 29 de março a 29 de maio. A abertura, que contará com a presença da atriz, acontece na terça-feira, 29 de março, às 18h. A entrada é franca.

Clique para ampliar
Também na abertura, João Luiz Azevedo, curador da exposição, irá autografar o livro que conta a vida de Berta desde sua chegada no Brasil, o ingresso na carreira, as dificuldades, os principais trabalhos e prêmios, as grandes parcerias, e curiosidades, além de conter a reprodução de depoimentos de grandes personalidades da cultura brasileira. Dentre as quais podemos mencionar Ingrid Guimarães, Barbara Heliodora, Lucia Leme, Miguel Falabella, Jô Soares, Roberto Carlos, Boni, dentre outros.

Trajetória

Em 1937, aos 11 anos, Basza Ajs mudou-se com a família para o Brasil, instalando-se num sobrado na Praça Tiradentes, no Centro do Rio. Ingressou no teatro por incentivo do pai, no início da década de 1940, passando a adotar o nome artístico Berta Loran.

Seu primeiro papel profissional foi interpretado em uma revista, em 1952, aos 26 anos, no palco do Teatro Carlos Gomes. Na TV, fez sua estreia no programa Espetáculos Tonelux, na saudosa TV Tupi. No cinema, estreou em 1955, no período das chanchadas brasileiras. Depois de sucessos no teatro e de ter passado pela TV Record, em 1966, foi convidada por Boni para trabalhar na Rede Globo, em um programa intitulado Bairro Feliz Bairro, descobrindo seu talento humorístico.

Clique para ampliar
Integrou o elenco fixo de Viva o Gordo em 1981 e participou da segunda temporada de Balança Mas Não Cai, entre 1982 e 1983. No mesmo ano, atuou no humorístico A Festa É Nossa. Em 1984, surpreendeu público e crítica com sua performance de atriz de telenovela, em Amor Com Amor se Paga, de Ivani Ribeiro, em que faz dobradinha com Ary Fontoura. Também fez parte do elenco de Humor Livre.

Em 1991 passou a trabalhar nos programas de Chico Anysio, primeiramente em Estados Anysios de Chico City, em seguida em Escolinha do Professor Raimundo (em que interpretava a imigrante portuguesa Manuela D'Além-Mar) e, finalmente, em Chico Total. Na segunda versão da Escolinha do Professor Raimundo, em 2001 interpretou a judia Sara Rebeca. Em 2004 novamente fez uma personagem portuguesa: Maria, contracenando com Agildo Ribeiro, no papel de Manuel.

Ao longo da vitoriosa carreira, Berta fez parte de mais de 15 filmes, 25 programas de sucesso e inúmeras peças de teatro.


Clique para ampliar.



Serviço

Exposição Berta Loran - 90 anos de Humor
Data da Abertura: Terça-feira, 29 de março de 2016
Horário: 18h
Visitação: De 29 de março a 29 de maio
Entrada franca
Classificação etária: Livre

Sala Carlos Couto - Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624 / 2613-0098 / 2621-8462 / 2613-0106


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966