Como parte da programação do Encontros com África, o Teatro Municipal de Niterói apresenta nos dias 9 e 10 de abril de 2016, sábado às 20h e domingo às 19h, o projeto Vaudou-Mahi, do compositor, cantor e guitarrista beninense John Arcadius. A entrada é franca.

Nascido em Porto-Novo, Benin, Arcadius é pioneiro de uma música contemporânea potente que combina sons africanos ao jazz. Seu projeto atual Vaudou-Mahi é um sucesso fenomenal que pretende desmistificar o universo musical vodu (vaudou), religião tradicional da costa africana ocidental, e tornar a beleza singular dessa herança ancestral acessível ao grande público.

Clique para ampliar
O músico ganhou recentemente o grande prêmio do júri no Salon International de la Musique Africaine 2015, com 3 CDs. Participou de eventos musicais, tais como: Les Francofolies de Spa, Francofolies em La Rochelle; Francophonie em Bucareste, Colors Café em Bruxelas, Fête de la Musique em Paris, Voix de Fêtes em Genebra, Jazz à Ouaga, Jazz Kiff em Kinshasa, Tunis Coleurss Jazz, etc. Além de sua participação em diversos concertos e festivais, ele apresenta concertos individuais e é criador e promotor do Festival Cotonou Coleurs Jazz, um evento para profissionais das Artes Cênicas. A quarta edição do festival ocorreu em novembro de 2015 e atraiu cerca de 25 mil espectadores.



Integrantes

Arcadius AVALIGBE (John Arcadius)
Mahougnon Igor Shadrac


Clique para ampliar.



Abertura com Elias Rosa em "Vida de Vassoureiro"

Clique para ampliar
Antes da apresentação de John Arcadius, o músico niteroiense Elias Rosa, apresenta causos e cantigas que abordam superstições e mitos brasileiros, através da figura do vassoureiro, aquele personagem característico na história do país, que apregoa, vende e conta histórias de porta em porta nas cidades. ,br>,br> Músico, cantor, bailarino e educador, Elias Rosa trabalha há mais de 15 anos na pesquisa de ritmos e manifestações culturais brasileiras. Atuou no meio musical como percussionista e integrou o grupo Zanzibar, sediado no Circo Voador do Rio de Janeiro, que trabalha com cultura popular. Elias criou o personagem dessa apresentação em 2012.

Encontros com África é uma mostra da cultura africana e sua diversidade. De 7 a 16 de abril acontecem palestras, dança, teatro e música no no Teatro Municipal de Niterói, além do lançamento do site Encontros com África.


Serviço

John Arcadius em Vaudou-Mahi
Encontros com África
Data: 9 e 10 de abril de 2016
Horário: sábado às 20h e domingo às 19h
Ingresso: Entrada Franca
Classificação etária: Livre
Duração: 75 minutos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 01/04/2016

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966