Como parte da programação do Encontros com África, o Teatro Municipal de Niterói traz para seu palco a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, com o espetáculo "Mpemba Nyi Mukundu". A minitemporada acontece nos dias 7 e 8 de abril de 2016, quinta-feira às 19h e sexta-feira às 20h, com entrada franca. A abertura será no calçadão do Teatro, com o Jongo Folha de Amendoeira.

Clique para ampliar
Mpemba Nyi Mukundu é um espetáculo inspirado num conto da oratura cokwe cuja mensagem se transporta para a atualidade através da utilização das novas tecnologias. A obra integra um conjunto de elementos dessa cultura do nordeste angolano, onde as máscaras, os sona (desenhos na areia), as pinturas nas paredes, a música e as danças se atualizam pelo recurso a outros discursos corporais ou se prolongam através das linguagens do graffiti e do vídeo.

Mpemba Nyi Mukundu resgata, da tradição, a atualidade de uma mensagem intemporal, a partir de dois contrários nas culturas bantu: o branco (mpemba) e o vermelho (mukundu), duas argilas com aplicações e significados rituais e mágicos muito específicos. As linguagens do grafite e do vídeo são utilizadas na peça que foi apresentada pela primeira vez no Memorial Agostinho Neto, em Luanda.


Companhia de Dança Contemporânea de Angola - CDC

Com um retrospecto de apresentações em cidades como Lisboa, Madrid, Milão, Cracóvia, Nova Delhi, Telaviv, Xangai e Havana, entre outras, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola completa 25 anos de bem-sucedida trajetória. Primeiro grupo de dança profissional do gênero em Angola e um dos primeiros no continente africano, foi criada pela coreógrafa Ana Clara Guerra Marques, que faz parte do Conselho Internacional da Dança da Unesco. Através da pesquisa de diferentes linguagens, espaços e conceitos, a CDC utiliza a dança como meio de intervenção e crítica social. Com um repertório mais de 20 obras originais, desde 2009 trabalha como uma companhia de dança inclusiva, integrando bailarinos portadores de deficiência física e ossui em seu. Além dos espetáculos, a CDC promove seminários, oficinas, além de oferecer aulas regulares dirigidos aos diversos tipos de público (profissionais ou amadores, adultos ou crianças).


Clique para ampliar.



Jongo Folha de Amendoeira

Para abrir a apresentação da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, o Encontros com África traz para a calçada do Teatro Municipal, a roda de jongo Folha de Amendoeira, que tradicionalmente acontece na Praça da Cantareira.

Grupo cultural niteroiense, o Jongo Folha de Amendoeira atua desde 2010 com a proposta de apresentar o jongo com sua música e dança em espaços públicos. A partir da repercussão de suas apresentações foram elaboradas oficinas que têm como eixo a cultura negra e englobam aulas de percussão, dança e história do jongo. Os músicos e bailarinos Elias Rosa e Rodrigo Rios são os fundadores do grupo.

Todos estão convidados a arrastar as sandálias!

Encontros com África é uma mostra da cultura africana e sua diversidade. De 7 a 16 de abril acontecem palestras, dança, teatro e música no Teatro Municipal de Niterói, além do lançamento do site Encontros com África.


Clique para ampliar.



Serviço

Companhia de Dança Contemporânea de Angola | "Mpemba Nyi Mukundu"
Encontros com África
Data: 7 e 8 de abril de 2016
Abertura na Calçada do Teatro com o Jongo Folha de Amendoeira
Horário: Quinta às 19h e sexta às 20h
Ingresso: Entrada Franca
Classificação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-100%39


Tags:






Publicado em 01/04/2016

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...