No 8° Ciclo de Leituras Dramatizadas, o Teatro Municipal apresenta na terça-feira, 26 de abril de 2016, às 19h, "Lisbela e o prisioneiro", texto de Osman Lins. Com direção de Marcelo Mattos, a leitura é uma comédia de caracteres com personagens nordestinos muito bem amarrados.
Esta obra é dividida em três atos, além de possuir um pequeno relato de como ocorrerá à cena, já que a cadeia pública, em Vitória de Santo Antão, em Pernanambuco, é o lugar onde se passa todo o enredo, e logo após há apenas as falas dos personagens, ou seja, é uma peça teatral transcrita para as folhas de um livro. Lisbela é filha do Tenente Guedes, delegado da Cadeia de Santo Antão, e o prisioneiro, o funâmbulo Leléu, é um Dom Juan nordestino. Lisbela foge no dia de seu casamento com Dr. Noêmio, advogado vegetariano.
Além destes, atuam na cadeia Jaborandi, soldado e corneteiro, afeiçoado a firas em série; Testa-Seca e Paraíba, outros presos. Frederico Evandro, assassino profissional, à procura de Leléu, que deflorou sua irmã Inaura; Lapiau, artista de circo, amigo de Leleú; Citonho, o velho carcereiro.
Osman Lins utiliza do palavreado que o povo nordestino tem, facilitando e acelerando a leitura do livro. A obra permite ao público entrar em contato com o texto, no registro dramático, de um autor meticuloso no uso da palavra e na arquitetura da peça. O que não falta é a famosa pitada de humor, não somente buscando apenas transmitir para o leitor o humor, mas também o jeito de viver de várias pessoas, além do cotidiano das cidades pequenas.
|
Clique para ampliar. |
Serviço
8º Ciclo de Leituras Dramatizadas de Niterói
Texto: Lisbela e o Prisioneiro, de Osman Lins
Data: Terça-feira, 26 de abril de 2016
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação etária: Livre
Duração: 70 minutos
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639
Tags: