No domingo, 08 de maio de 2016, às 19h, o Teatro Municipal recebe o Quarteto A Priori para o concerto "Um jardim se faz de luz e sons - Tributo a Walter e Roberto Burle Marx". Sob a Direção do Thiago Tibério, Marco Catto (violino), Priscila Plata Rato (violino), Karolin Broosch (viola) e Pablo de Sá (violoncelo), interpretarão três obras inéditas: o Quarteto de Cordas nº1 em Si Bemol (Ode a Beethoven), de Walter Burle Marx e dois choros do Maestro Thiago Tibério (Choros nº1 e nº2).

Os irmãos Walter e Roberto Burle Marx, além de mestres em suas artes, foram grandes amigos e confidentes. Com seu paisagismo e sua pintura, Roberto ganhou o mundo e sua obra esta´ representada em muitos países. A música de Walter, por outro lado, esta´ praticamente esquecida, apesar de ter sido um grande representante do Brasil modernista no mundo.


Roberto e Walter Burle Marx. Clique para ampliar.



Essas obras, a música e a pintura - foram redescobertas através de pesquisas realizadas por Laís de Azeredo Rodrigues quando buscava conteúdos para um tributo a Roberto Burle Marx, junto à arquiteta Cecilia Modesto (com quem trabalhou por 20 anos). Nessa busca, foi lembrada a porta corta fogo do Teatro Municipal de Niterói, uma das últimas pinturas do Mestre. Apesar de pintada em 1990 e recentemente restaurada por Cláudio Valério, a obra nunca foi usada como cenário de uma apresentação.

Juntou-se à pesquisa, o Maestro Thiago Tibério, que encontrou nos EUA, partituras inéditas de Walter Burle Marx e as restaurou através da parceria com a Burle Marx Music Society.

O ineditismo do projeto, aliado à importância de seus resgates patrimoniais, possuem também uma contrapartida social, focada na criação de novas plateias pela democratização da arte e pela divulgação da música clássica brasileira a preços bastante acessíveis.


O Maestro

Clique para ampliar
Thiago Tibério trabalha ativamente nas Américas, Europa e Ásia em óperas, concertos sinfônicos e projetos multimídia. Suas colaborações incluem orquestras na Espanha, Canadá, Alemanha, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido, Turquia, e Japão. Foi premiado em 2014 com um Luso-Brazilian Award, e em 2015 com um International Brazilian Press Award como melhor músico brasileiro nos Estados Unidos. Após descobrir e se encantar com as composições de Walter Burle Marx, tornou-se especialista em sua obra.


O Quarteto A Priori

O termo A Priori vem do latim e significa "partindo daquilo que vem antes" e foi a inspiração do quarteto de câmera que foi fundado em 2013, o Quarteto A Priori, que reúne quatro jovens que tiveram seus estudos em países como Suiça, Alemanhã, Bélgica, Hungria, Noruega e EUA. Todos possuem a mesma paixão por música de câmara e já em sua estreia, foi escolhido entre os 10 melhores concertos de 2013 do jornal O Globo. Desde então, vem se apresentando nos principais teatros e séries de música clássica com grande repercussão.


Clique para ampliar.



Currículo resumido do Quarteto



Quarteto A Priori. Clique para ampliar
Marco Catto (violino) - Graduado pela UNESP e pela Franz Liszt Music Academy em Budapeste, onde estudou como bolsista da Fundação Vitae, concluiu seu mestrado com distinção pela DePaul University em Chicago na classe do renomado professor Ilya Kaler. Foi membro da orquestra Ventoscala Szimfonikus Zenekar em Budapeste e da Civic Orchestra of Chicago, do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira e OSB Ópera & Repertório.

Priscila Plata Rato (violino) - Priscila se destaca no cenário musical desde muito cedo, atuou como solista no Brasil e na Europa com inúmeras orquestras incluindo a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica da Bahia, Camerata Menuhin etc. Formada pela UFRJ, Priscila concluiu seus estudos na International Menuhin Music Academy. Participous do festival Nordic Music Academy, na Dinamarca e do Festival de Gstaad (Suiça). Atualmente é spalla da Orquestra Sinfônica da Bahia.

Karolin Broosch (viola) - Natural de Hamburgo (Alemanha), Karolin Broosch concluiu seu bacharelado e mestrado em violino na Hochschule "Carl Maria von Weber" em Dresden, e no Musikinstitutt Barratt Due, em Oslo, Noruega. Trabalhou como solista no Norwegian National theater e tocou em várias orquestras norueguesas, como a Filarmônica de Oslo, a Sinfônica de Rádio, Norwegian Opera Orchestra e Camerata Oslo. Em 2012 mudou-se para o Rio de Janeiro para aprofundar seu trabalho em projetos sociais.

Pablo de Sá (violoncelo) - Estudou com Bernardo Bessler, Hugo Pilger, William Molina na Venezuela e France Springuel no Koninklijk Conservatorium Antwerpen (Bélgica). Foi primeiro violoncelo e solista da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e esteve na turnê pela América do Sul da Orquestra de Jovens do Mercosul. Também participou de concertos junto a DeFilharmonie, Antwerp Chamber Orchestra e Kerberos Trio na Bélgica. Em 2013, foi aprovado no concurso da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ficha Técnica

Concepção: Cecilia Modesto
Produçãoe Pesquisa: Laís de Azeredo Rodrigues
Direção Musical: Thiago Tibério
Produção Executiva: Christina Gabaglia Penna
Iluminação: Carina Stassen
Execução: Quarteto A Piori
Realização: ARPOADOR
Co-produção: Hólos Consultores Associados
Parceiros: Burle Marx Music Society, Prefeitura Municipal de Niterói, Burle Marx Escritório de Paisagismo
Apoio: Rádio MEC FM


Programa do Concerto

CHOROS Nº 1 - Thiago Tibério
CHOROS Nº 2 - Thiago Tibério
QUARTETO DE CORDAS Nº 1 EM SI BEMOL (Ode a Beethoven) - Walter Burle Marx


Serviço

Tributo a Walter e Roberto Burle Marx – "Um jardim se faz de luz e sons"
Data: Domingo, 08 de maio de 2016
Horário: 19h
Ingresso: R$ 40,00 (inteira) - Compre no ingressofacil.com
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966