A Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói, abre as portas para mais uma apresentação do Clube do Choro de Niterói, na terça-feira, 24 de maio de 2016, às 20h. A edição de maio do Clube faz uma homenagem ao grande bandolinista Juventino Maciel, trazendo à tona o resultado de pesquisa realizada acerca da riqueza da sua obra. No dia 03 deste mês, Juventino completaria 90 anos de vida. Paulinho Bandolim, Eduardo Jones (cavaquinho), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro) convidam todos os amantes do choro e da música instrumental para mais uma noite inesquecível.

Juventino Maciel

Clique para ampliar
Nascido em 3 de maio de 1926 na cidade de Campos, RJ, o compositor e bandolinista Juventino Maciel morou boa parte de sua vida em Rio Bonito, também no Estado do Rio. Entretanto, foi na capital fluminense que o artista conviveu com grandes chorões de sua época, entre eles Pixinguinha e Jacob do Bandolim que, em 1967, gravou seu choro "Cadência" no histórico LP Vibrações, eternizando o nome de Juventino entre os clássicos do gênero. Como compositor, Juventino deixou mais de 200 choros e valsas, a maior parte ainda inédita.

Considerado um dos maiores bandolinistas brasileiros, Juventino faleceu no ano de 1993, mas sua obra continua viva. Seu filho e seu irmão (o bandolinista Ricardo Maciel e o violonista Walter Maciel) têm trabalhado no sentido de divulgar e registrar sua obra, tendo inclusive batizado as músicas que o compositor deixou sem nome. Outro projeto que buscou homenagear o artista, foi o disco de estréia do grupo Regional Carioca. Lançado em 2006, este trabalho mostrou ao público quatorze músicas do compositor. Em 1992, o músico Ronaldo do Bandolim dedicou metade de seu LP, lançado pela Niterói Discos, a Juventino.

Fundado em 28 de janeiro de 2013, o Clube do Choro de Niterói é um movimento criado com a ideia de incentivar a disseminação deste que é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro. Nomes como Carlinhos Leite e Jonas do Cavaquinho representaram a cidade no cenário internacional do choro ao participarem da formação original do Conjunto Época de Ouro ao lado de Jacob do Bandolim.

O Projeto Clube do Choro torna-se um importante canal de divulgação da história da nossa música, tendo em vista o pouco espaço que a música instrumental recebe nos grandes veículos de imprensa. Os músicos se apresentarão emoldurados pela exposição "Berta Loran - 80 anos de Humor", que está em cartaz na Sala Carlos Couto.


Clique para ampliar.



Serviço

Clube do Choro de Niterói
Data: Terça-feira, 19 de asbril de 2016
Horário: 20h
Ingresso: Entrada franca
Classificação etária: Livre
Duração: 120 minutos

Sala Carlos Couto
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639


Tags:






Publicado em 01/05/2016

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966