Dando prosseguimento à agenda do 8° Ciclo de Leituras Dramatizadas, o Teatro Municipal de Niterói e a ATACEN apresentam, na segunda-feira, 30 de maio de 2016, às 19h, a peça "Transegun", de Cuti. Dirigido por Erika Ferreira, atriz formada pela ETET Martins Pena, com um elenco de 13 pessoas, entre atores, músicos e bailarinos, o espetáculo é costurado com dança afro e com música ao vivo.

Essa obra, do autor Cuti, tem uma grande importância para o cenário do teatro brasileiro, assim como os textos montados pelo grupo TEM (Teatro Experimental do Negro) de Abdias do Nascimento, pois abordam questões como a identidade e a memória, ampliando o olhar afro-brasileiro. O texto é político e estético, inserindo o afro-brasileiro como sujeito na história.

A obra afirma que negro não é sinônimo de estereótipo, marcado pelas questões raciais, mas sim um corpo que reverbera voz artística, arte sem rótulos, como provocação de mudanças para o palco, para a cena brasileira e para a vida. A peça se estrutura em 3 atos, tendo cada ato um número específico de quadros, cujas ações não seguem uma ordem cronológica. Passado e presente se misturam no palco para juntos transmitirem o enredo da peça.

Sinopse: Zélia é uma mulher negra e casada com Romildo, um rapaz branco. Ela pertence a um grupo de teatro negro brasileiro, que se encontra empenhado numa montagem para o Dia da Consciência Negra. O grupo, no entanto, enfrenta a dificuldade de conviver com a recente morte de Aldo, um de seus principais integrantes. A substituição dele por um ator branco desencadeia uma crise de identidade no grupo.


Clique para ampliar.



Elenco: Claudia Macedo, Henrique Vieira, Cintia Maria Ricardo, André Sanaibre, Rhaiany Soares, Withe Vianna, Ivan de Oliveira, Maria de Fátima Bandeira e Kadu Monteiro.

Músicos: Sandro Toledo, Fábio Pereira e Silvano Marciano

Bailarino: Alessandro Fêrcar

Foto de divulgação: Marta Azevedo

ATACEN

A Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói foi fundada em 14 de janeiro de 1985 e reativada em 03 de abril de 2012 em Assembléia Geral Extraordinária realizada no Teatro Municipal de Niterói. É uma associação de direito privado, constiuida por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, de caráter organizacional, promocional, recreativo e cultural, sem cunho político ou partidário, com finalidade de atender a todos que a ela se dirigem.


Serviço

8º Ciclo de Leituras Dramatizadas de Niterói
Texto: Transegun, do autor Cuti
Data: Segunda-feira, 30 de maio de 2016
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966