O Ciclo Violonístico de Niterói, tendo como protagonista o Violão, explora as suas múltiplas possibilidades e transforma o Teatro Municipal de Niterói, no principal palco de violão clássico do Brasil. E mantendo sua tradição, todos os anos o evento homenageia um personagem que tenha contribuição histórica para o violão, este ano será a vez de prestar homenagem a Carlos Barbosa-Lima.

Abrindo os trabalhos, na quarta-feira, 08 de junho de 2016, às 20h, o próprio Carlos Barbosa-Lima será a atração. Aclamado internacionalmente como um dos mestres do violão no mundo, artista ZOHO estúdio, a carreira de Carlos Barbosa-Lima segue ininterruptamente durante mais de cinquenta anos. Barbosa-Lima é atualmente reconhecido em todo o mundo por suas habilidades extraordinárias como intérprete e arranjador de uma grande variedade de músicas para violão.

Clique para ampliar
Gravações mais recentes de Barbosa-Lima, "Frenesí", "Siboney" e "O'Boto", arrancaram aplausos da crítica e contam com a rica herança cultural da música latino-americana combinada com arranjos impressionantes de Barbosa-Lima.

Nascido em São Paulo, Barbosa-Lima começou a tocar violão aos 7 anos. Gravou seu primeiro disco quando tinha 12, "Dez Dedos Mágicos". Estudou com Isaías Savio e o lendário Andrés Segovia. Muitos compositores de destaque, dentre eles Mignone, Santórsola, Cordero, Scott e Yasui, compuseram para ele. Alberto Ginastera compôs Sonata op.47, um cavalo de guerra nos cânones clássicos do violão, especialmente para Barbosa-Lima. Programas criativos de Barbosa-Lima em seus concertos romperam a ultrapassada dicotomia entre a música popular e clássica, ajudando a redefinir o papel do violão clássico para o século XXI.

O Ciclo Violonístico de Niterói traz para a cidade músicos renomados e também cria oportunidades para jovens com grande talento, auxiliando no processo de perenização da cultura na cidade, reafirmando a tradição de formação de grandes artistas. Com 6 edições realizadas, representa o ponto mais alto entre os grandes eventos de violão realizados no Brasil.

Além da estrela desta noite, renomados instrumentistas se apresentam nessa edição. Marco Pereira, Maurício Carrilho e Marcílio Lopes, Fábio Zanon e o Trio Madeira Brasil, se apresentação de 08 a 12 de junho.


Clique para ampliar.



Serviço

Carlos Barbosa-Lima no Ciclo Violonístico de Niterói
Data: Quarta-feira, 08 de junho de 2016
Horário: 20h
Ingresso: R$ 30 - Compre no ingressorapido.com
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624



Marco Pereira Maurício Carrilho e Marcílio Lopes
Fabio Zanon Trio Madeira Brasil


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Sala Carlos Couto expõe estudos de Burle Max para Pano de Boca do Municipal De 11 de novembro a 20 de dezembro
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA