O Programa Aprendiz – Música na Escola, mantido pela Prefeitura de Niterói e considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, está completando 15 anos em 2016 e para celebrar vai promover a exposição "Aprendiz: 15 anos de música e cidadania", com abertura no dia 12 de julho, às 19h, na Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói. A mostra pode ser visitada de 13 de julho a 28 de agosto. A entrada é franca.

Na abertura, haverá uma apresentação da Câmara Instrumental Aprendiz, sexteto formado por Alexandre Azevedo (Violino), Diogo Moura (Cello), Renato Reis (Clarineta), Roberta Oliveira (Canto), Samuel Hamilton (Cello), e Tímoteo de Oliveira Pereira (Flauta), todos também personagens da mostra. Os músicos serão acompanhados pelo pianista Eduardo Louro. O repertório inclui clássicos e grandes nomes da música brasileira como Chiquinha Gonzaga, Chico Buarque, Pixinguinha e Heitor Villa-Lobos, em temas como "Gaúcho" (Chiquinha Gonzaga), "Brasileirinho" (Waldir Azevedo), "Cisne Negro" (H. Villa-Lobos), "João e Maria" (Chico Buarque), "Ave Maria" (J.S. Bach) e "Carinhoso" (Pixinguinha).

Clique para ampliar
Promovida Pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), que também cuida da gestão do Aprendiz, a exposição fotográfica reúne histórias e momentos marcantes da trajetória de 15 anos do Programa. Sob curadoria de Alline Ourique, que também é autora da maioria das fotos, o foco da mostra é o caráter transformador característico do programa sociocultural. Através do ensino da música, o Aprendiz busca atuar na forma que crianças e adolescentes percebem o mundo e na maneira que se expressam.

Na exposição, o público poderá apreciar imagens de atividades como a musicalização nas escolas, os concertos e apresentações realizados em teatros, praças e outros espaços, registros dos intercâmbios culturais com Noruega e Alemanha, e também sobre os Grupos de Referência do Aprendiz. Esse núcleo inclui a Orquestra Sinfônica Aprendiz, a Orquestra Guerra-Peixe e a Banda Sinfônica Aprendiz, explorando seus principais aspectos e integrantes. Dois destaques interessantes são a seção ‘Personagens’, que traz a história de seis ex-alunos do Programa, contrastando fotos deles pequenos e dos dias de hoje, e a Linha do Tempo, que apresenta os acontecimentos mais marcantes nesses 15 anos de música.


O Programa

Criado na cidade de Niterói/RJ em 2001, o Programa de educação musical surgiu por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Fundação Municipal de Educação - FME) e a Secretaria Municipal de Cultura (Fundação de Arte de Niterói - FAN). Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente. O Programa se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2007, a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA) em 2011, e a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) em 2014.

Ao longo de 15 anos de trabalho, estima-se que mais de 20 mil crianças e adolescentes já tenham passado pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.


Clique para ampliar.



Serviço

Exposição: Aprendiz: 15 anos de música e cidadania
Abertura: Terça-feira, 12 de julho, às 19h, com apresentação de Câmaras Instrumentais Aprendiz
Visitação: De 13 de julho a 28 de agosto de 2016
Horário: De Terça a sábado, de 10 às 18h; Sábados e Domingos, de 15 às 18h
Classificação etária: livre
Entrada Franca

Sala Carlos Couto
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 01/07/2016

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966