O Teatro Municipal de Niterói abre suas portas para receber o premiado espetáculo "Juvenal, Pita e o Velocípede". Com produção e criação coletiva da Pandorga Companhia de Teatro, texto de Cleiton Echeveste e direção de Cadu Cinelli, a peça faz apenas quatro apresentações no Teatro: 30 e 31 de Julho e 6 e 7 de agosto de 2016, às 16h, com ingressos a R$ 30 (inteira).
Quando juvenal tinha cinco anos de idade, ele adorava brincar com seu velocípede. Um dia, enquanto descansava embaixo de um cajueiro, ele conheceu uma menina chamada Pita, que se tornou sua amiga inseparável. juntos, eles viveram grandes aventuras a bordo do velocípede construido pelo tio do menino. Agora, 30 anos depois, Pita escolhe o teatro como o local para reencontrar o amigo de infância que não via a tanto tempo.
Foto de Ana Paula Fidélis. Clique para ampliar
Em "Juvenal, Pita e o Velocípede", o ator Eduardo Almeida empresta as suas próprias lembranças de infância para contar as histórias do menino Juvenal. O projeto surgiu da vontade do ator de fazer uma montagem sobre as memórias da infância. Além das histórias pessoais e da equipe, o livro "Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo", de William Joyce, foi uma das obras usadas durante o processo de pesquisa e de criação do espetáculo.
Integrante do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, Cadu Cinelli é o diretor convidado da quarta montagem infanto-juvenil da Pandorga. No espetáculo, o público será convidado a se sentar em cadeiras e almofadas (120 lugares no total) colocadas no palco em um semicírculo voltado para as poltronas vazias. Os únicos objetos cénicos são um grande velocípede construído para a peça e um presente surpresa.
A Trajetória do Espetáculo
A peça estreou em julho de 2015 no Centro Cultural Justiça Federal. Fez temporada no Teatro Maria Clara Machado/Centro de Referência Cultura Infância, no Teatro Cândido Mendes, participou do SESI Cultural 2016 e tem circulado por várias unidades da Rede Sesc Rio. Em abril deste ano, esteve no Galpão Gamboa e, a partir de maio, faz parte da programação do Projeto Plateias Hospitalares do Grupo Doutores da Alegria.
Em abril, a Pandorga apresentou o espetáculo em Lima, no Peru, no IV Congresso de Literatura Infantil e Juvenil e do 1º Festival do Livro e das Ideias, promovidos pela Casa da Literatura Peruana e pelo Ministério da Cultura do Peru. O espetáculo foi ainda apresentado na Faculdade de Artes Cênicas, da Pontifícia Universidade Católica do Peru.
Juvenal, Pita e o velocípede foi indicado a diversas categorias em prêmios voltados para produções infantojuvenis, tendo conquistado o de Ator para Eduardo Almeida, no 2º Prêmio CBTIJ/ASSITEJ Brasil de Teatro para Crianças; e Texto, para Cleiton Echeveste e Iluminação, para Ricardo Lyra Jr., no 10º Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil.
A Pandorga Companhia de Teatro
Fundada em 2006, a Pandorga Companhia de Teatro é formada por André Roman (ator e produtor), Cleiton Echeveste (dramaturgo e diretor) e Eduardo Almeida (ator e produtor). A primeira montagem do grupo foi em 2007: O menino que brincava de ser. A peça teve várias temporadas no Rio de Janeiro e participou de festivais e mostras em Minas Gerais, Brasília e São Paulo.
Em 2012, foi a vez de Cabeça de vento. A peça participou de diversos festivais de teatro na cidade e em outros estados (Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina). O espetáculo recebeu um total de treze prêmios nos Festivais Nacionais de Teatro de Guaçuí/ES, Duque de Caxias/RJ e Ponta Grossa/PR, além de três indicações ao 7º Prêmio Zilka Salaberry, nas categorias ator (Jan Macedo), figurino (Daniele Geammal) e produção. Foi o único grupo brasileiro selecionado para o 8º FESTECA, em Luanda, Angola. Em 2013, a peça foi lançada em livro pela Giostri Editora (SP). Atualmente a companhia trabalha na montagem de seu primeiro espetáculo adulto, refugo, ainda sem previsão de estreia. O site oficial da companhia é: pandorgaciadeteatro.wordpress.com
Clique para ampliar.
Ficha técnica
Elenco: Eduardo Almeida
Direção: Cadu Cinelli
Dramaturgia: Cleiton Echeveste
Figurino e Cenário: Daniele Geammal
Iluminação: Ricardo Lyra Jr.
Direção Musical: Rudi Garrido
Direçde Movimento e Preparação Corporal: Jan Macedo
Visagismo: Francisco Leite
Construção do Velocípede: Garlen Bikes e Marcelo Huguenin
Pintura de arte do velocípede: Renato Marques
Design Gráfico: Fernando Nicolau
Fotografia: Renato Mangolin
Assistência de Produção: Lucimar Ferreira
Produção: André Roman e Eduardo Almeida
Realização: Pandorga Companhia de Teatro, Pita Produções e AR Produções
Clique para ampliar.
Serviço
Juvenal, Pita e o Velocípede
Data: 30 e 31 de julho e 06 e 07 de agosto de 2016
Horário: Sábados e domingos, às 16h
Entrada: R$30 (inteira) - Compre no ingressorapido.com Classificação Livre
Duração: 55 minutos
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624
Tags:
Publicado em 0000-00-00
Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa TherezaLeia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um TeatroENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua alturaMEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João CaetanoLeia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro MunicipalENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa TherezaLeia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro MunicipalLeia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966Segunda-feira, 02 de maio de 1966