Como parte da programação do Festival de Música Instrumental, promovido pelo Centro de Artes UFF em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Teatro Municipal de Niterói recebe na terça-feira, 09 de agosto de 2016, às 18h, um espetáculo histórico unindo duas das mais tradicionais bandas do gênero no Brasil: Azymuth e Banda Guanabara. A entrada é gratuita.

O Festival, que acontece de 3 a 10 de agosto, vai reunir grandes nomes da música brasileira, tais como Wagner Tiso, Azymuth, Marcel Powell, Dino Rangel, entre outros. O multi-instrumentista e compositor Hermeto Paschoal – que completou 80 anos de idade este ano, será o grande homenageado do festival.


Azymuth

Clique para ampliar
A Azymuth, que hoje tem em sua formação Ivan Conti (bateria), Alex Malheiros (baixo) e Kiko Continentino (teclado), é uma das bandas mais influentes do Brasil e, em sua carreira, que se estende por mais de 45 anos, possui mais de 30 álbuns lançados. A banda já se apresentou em todos os continentes do mundo. Combinando soul, funk e jazz com o samba, o Azymuth é responsável por criar um som e estilo próprio que deram o nome de "Samba doido".

Na década de 1960, no Rio de Janeiro, a cena da Bossa Nova e do Jazz estava emergindo. Nesse contexto, José Roberto Bertrami, Ivan Conti e Alex Malheiros decidiram começar a gravar juntos, usando o nome Projeto3. No início dos anos 70, o trio foi convidado para gravar um LP da trilha sonora que homenageava o grande piloto de Fórmula 1 brasileiro, Emerson Fittipaldi. Após o sucesso desse projeto, eles perguntaram se poderiam usar o nome de uma das faixas ("Azimuti") do disco, como o nome da banda.

A primeira gravação do Azymuth foi um compacto de quatro faixas pela Polydor. A partir de então, seguiram para a gravação do primeiro LP do trio. O segundo LP, "Águia Não Come Mosca" foi um sucesso maior ainda. Com o espaço alcançado graças ao trabalho produzido pelo selo norte-americano Milestone Records Milestone, a banda acabou por se estabelecer como uma das maiores bandas de jazz do mundo.

Desde 1996, quando o disco "Carnival" foi lançado, o som da Azymuth vem ganhando uma nova geração de fãs por todo o mundo. Através de seus shows energéticos e de remixes produzidos por alguns dos maiores produtores do mundo, eles se tornaram, mais uma vez, uma força importante na cena jazz underground.


Banda Guanabara

Clique para ampliar
A Banda Guanabara, formada por Nema Antunes (contrabaixo), Marco Brito (teclado), Leo Amuedo (guitarra), Teo Lima (bateria) e Marcelo Martins (saxes), instrumentistas consagrados no Brasil e no exterior, apresenta um repertoria acurado, fruto da nítida paixão dos integrantes pela música e da dedicação, de cada um, pelos seus respectivos instrumentos.

Esses artistas, que muitas vezes não recebem o reconhecimento merecido, sobrevivem do ofício de tocar. Gravam, acompanham cantores, estudam, ensinam e compõem. Lutam para mostrar sua arte e fazem isso pelo prazer de serem músicos e pela capacidade de encantar plateias por todos os lugares que passam.

O grupo, que acompanha Ivan Lins em shows e gravações, lançou, em 2013, o CD instrumental “Banda Guanabara”, registrando diversas composições do artista. Para gravar buscaram, então, algumas músicas bem conhecidas, todas da parceria de Ivan com Vitor Martins: “Novo Tempo”, “Velas Içadas”, “Bilhete”, “Roda Baihana” e “Dinorah, Dinorah”; além de outras quatro quase desconhecidas. O acerto da seleção do repertório está refletido em cada um dos arranjos que tocam, todos concebidos pelos cinco músicos.


Serviço

Azymuth e Banda Guanabara
Festival de Música Instrumental
Data: Terça-feira, 09 de agosto de 2016
Horário: 18h
Entrada Franca
Classificação Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Projeto ABC do Samba homenageia três grandes divas da MPB Sexta e Sábado, 28 e 29 de março
No Municipal, a Cia de Ópera da Lapa apresenta 'Carmen', de Bizet Domingo, 30 de março
"Laila Garin canta Elis" é atração no Theatro Municipal de Niterói Sexta e sábado, 04 e 05 de abril
Theatro Municipal de Niterói recebe Osmar Prado em "O Veneno do Teatro" De sexta a domingo, 11 a 13 de abril
Tracy Rangel sobe ao palco do Theatro Municipal de Niterói Quarta-feira, 16 de abril
Renato Pietro traz 'Chico Xavier em pessoa' ao Theatro Municipal de Niterói Sexta e Sábado, 18 e 19 de Abril
Lucas Felix lança "Baião de 2222" no Theatro Municipal de Niterói Quarta-feira, 30 de abril
Patricya Travassos e Eduardo Moscovis apresentam "Duetos" no Municipal De sexta a domingo, 25 a 27 de abril
Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...