Dando prosseguimento à agenda do 8° Ciclo de Leituras Dramatizadas, o Teatro Municipal de Niterói e a ATACEN apresentam, na terça-feira, 25 de outubro de 2016, às 19h, a peça "As centenárias", de Newton Moreno. Dirigido por Dárdana Rangel, o texto conta a história de duas longevas carpideiras da região do Cariri, Socorro e Zaninha. A entrada é franca.

Ao mesmo tempo em que as carpideiras se dedicam ao ofício, percorrendo velórios no interior do Nordeste, elas também fogem da morte e a enganam de forma divertida e ligeiramente debochada. Em sua trajetória de conduzir os mortos para o "outro lado" e se manter viva neste mundo, a dupla, composta por Socorro e Zaninha, se depara com figuras emblemáticas do Nordeste, tais como: uma viúva inconsolável, um coronel traído e o próprio Lampião.

O espetáculo se passa em dois planos. No presente as carpideiras aguardam a passagem de um moribundo para iniciar o ritual enquanto lembram dos causos do passado. Neste último tempo acontecem as ações de encontros - entre as duas, com outros personagens e com a tecnologia (lâmpada e rádio) que chega a região - e o mote central do texto que é enganar a morte que, por sua vez, deseja levar o filho de Zaninha. Voltando ao presente, chega a hora da dupla fazer a própria passagem e, mais uma vez, as divertidas e centenárias carpideiras enganam a morte.

Newton Moreno

Nascido em Recife (PE), no ano de 1968, Newton Fábio Cavalcanti Moreno, é um ator, autor, diretor e educador brasileiro. Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp (1995) e mestre, também, em Artes Cênicas pela USP, cursou, ainda em Recife, o CFA, curso técnico de formação de atores ministrado por professores da Universidade Federal de Pernambuco.

Radicado em São Paulo desde 1990, escreveu esquetes sobre diversidade sexual e diversos outros temas. Sua dramaturgia manifesta influências da cultura popular, herança da origem nordestina, e compreende temas de impacto em torno do homoerotismo, tônica atemporal que transita entre o campo e a cidade.

Além das diversas peças escritas, Newton também tem atividades como ator, tendo participado de Senhorita Else (1997), O Maligno Baal (1998), A Arte da Comédia (1999), dentre outros projetos. Destaque para a peça Sacromaquia, onde Newton foi a única figura masculina a integrar o elenco.


Serviço

8º Ciclo de Leituras Dramatizadas de Niterói
Texto: As centenárias, de Newton Moreno
Data: Terça-feira, 25 de outubro de 2016
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação livre
Duração: 80 minutos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966