O Teatro Municipal de Niterói abre suas portas para receber o espetáculo "Crianças de Terezín", sexto trabalho do Núcleo em Pesquisa Corporal em Dança para Atores, grupo com direção de Roberto Lima, ator, professor e bailarino solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O espetáculo fica em cartaz de 21 a 23 de outubro de 2016, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h.

A narrativa foi baseada no relato de uma menina sobre a vida em um campo de concentração, "O diário de Helga Weiss". Qualquer experiência de fracasso ou separação deve servir para nos tornar mais conscientes daquilo que realmente necessitamos.

O Núcleo

Clique para ampliar
O Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores está completou 15 anos em Novembro de 2015. O grupo surge no ano 2000 a partir de inquietudes artísticas dos profissionais: Armando Nesi, Arabel Issa, Dudu Gama e Roberto Lima, professores da Escola Estadual de Teatro Martins Penna, Escola de Arte Dramática secular na formação de atores na cidade do Rio de Janeiro.

Uma questão importante no teatro, seja ele mais realista ou mais simbolista, é a colaboração imaginativa que a platéia estabelece quando da recepção do espetáculo. É nesta linha de trabalho que o Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores (NPCDA), dirigido pelo ator e bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Roberto Lima, desenvolve seus espetáculos. O que se vê em cena é um universo rico de elaborações imagéticas, sim, mas ainda cheio de possibilidades construtivas a serem realizadas pela platéia, seja mediante o uso do material cênico-dramatúrgico invocado pelo próprio espetáculo, seja por meio da bagagem individual e/ou pessoal de cada espectador. Um mesmo espetáculo do NPCDA, portanto, tem múltiplas e infinitas interpretações e recepções, que variam em cada indivíduo do público.

Os espetáculos do NPCDA trabalham com zonas de ambiguidade e sobreposição de imagens, utilizando-se do corpo do ator-bailarino, como forma de comunicação não-verbal. A não verbalidade é invocada como meio para se deixar em aberto a narrativa que é apresentada e, além disso, comunicam de maneira irrestrita às mais diversas camadas da sociedade.


Ficha Técnica

Direção, concepção e roteiro: Roberto Lima
Coreografia: Roberto Lima e Rodrigo Gondim
Figurino: Nívea Faso
Iluminação: Roberto Lima e Diego Santos
Apoio teórico: Juçara Barcellos
Make-up design: Chiquinho Morgado
Programação visual: Ricardo Rocha
Produção executiva: Arthur Morsch
Fotografia: Renato Peixoto


Serviço

"Crianças de Terezín" - Núcleo em Pesquisa Corporal em Dança para Atores
Data: 21 a 23 de outubro de 2016
Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Duração: 45 min
Ingresso: R$ 20 (inteira) Compre no ingressorapido.com
Classificação etária: livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.









Publicado em 0000-00-00

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...