O Teatro Municipal de Niterói, nos dias 01, 02, 07, 08 e 09 de abril de 2017, sexta e sábados às 20h e Domingos às 19h, irá abrir suas cortinas para a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, que vai apresentar o inédito espetáculo "INSTANTE DO AQUILO", do coreógrafo espanhol Chevi Muraday.

Esta montagem faz parte da comemoração dos 25 anos de trajetória da Cia, que irá apresentar, ao longo do ano, uma série de estreias, remontagens de alguns de seus grandes sucessos, exposições, oficinas e lançamento de um livro. Além do espetáculo, a temporada terá início com uma exposição na Sala Carlos Couto, também no dia 01 de abril.

Foto de Henrique Pontual. Clique para ampliar
De acordo com o diretor da Cia de Ballet, Pedro Pires, o "O Instante do Aquilo" fala sobre as coisas positivas que podem surgir como resultado das pressões e desafios que o individuo enfrenta no seu dia a dia, de um instante, que se estende entre o nascer e o morrer.

"Este é o espetáculo mais forte que a Companhia já produziu e requer grande experiência dos bailarinos. Queremos propor uma reflexão sobre as maravilhas que podem ter origem em momentos de grandes dificuldades, pressões, frustrações, manipulações, tornando a passagem pela vida mais leve", ressalta Pires.

O coreógrafo Chevi Muraday conta que o espetáculo teve influência em obras de escritores como Clarice Lispector, Charles Baudelaire, Jack Kerouac e Virginia Woolf, que em momentos de grande pressão social - cada um em seu tempo e lugar - produziram verdadeiras obras primas. "Todos criaram maravilhas a partir das dificuldades", diz Muraday.

A performance vai fazer, ainda, uma alusão a pressão atmosférica existente em Júpiter e Saturno, os dois planetas gigantes do Sistema Solar, que resultam em verdadeiras tempestades de diamantes.

"A forte pressão e temperatura nesses dois planetas transforma fuligens em pedras de grafite e, posteriormente, em cristais de diamante. Da pressão, surge esse esplendor. E queremos levar isso para o palco. Ao fim do espetáculo, o público terá a sensação de que haverá uma grande chuva de diamantes no Municipal de Niterói", revela o coreógrafo.





A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói foi fundada em 1992, por iniciativa de um grupo de bailarinos da cidade, que objetivava a existência de um importante núcleo oficial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais ligados ao universo da dança. Sexta companhia pública criada no país, a Companhia, atualmente dirigida por Pedro Pires, conta em seu quadro artístico com trinta bailarinos aprovados em concursos públicos.

Seguindo a linha contemporânea, a o grupo vem ao longo de sua existência apresentando trabalhos assinados por coreógrafos expressivos do universo da dança, tais como: Rodrigo Moreira, Renato Vieira, Vasco Wellenkamp, Rodrigo Negri, Luis Arrieta, Roberto Oliveira, Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho, Luiz Fernando Bongiovanni, Ana Vitória, Jorge Garcia, Clébio Oliveira, André Mesquita entre outros.





Serviço

"INSTANTE DO AQUILO"
Data: 01, 02, 07, 08 e 09 de abril de 2017
Horário: Sexta e Sábados às 20h e Domingos às 19h
Ingresso: R$10,00 (Inteira)
Duração: 50min
Classificação etária: 16 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966