Na terça-feira, 25 de abril de 2017, às 19h, o Teatro Municipal de Niterói vai iniciar a 9ª edição do Ciclo de Leituras Dramatizadas, promovido pela ATACEN, com o espetáculo A Lição, de Eugène Ionesco, com direção de Leonardo Simões. Classificação indicativa livre, entrada franca.

O texto gira em torno da relação entre uma aluna e seu professor particular, supostamente detentor de todo o conhecimento; aos poucos, porém, em meio a diálogos absurdos e muito engraçados, fica claro que o que está em jogo é algo muito mais complexo, com especial ênfase nas relações de poder - que também abrange uma curiosa governanta, que mora na casa do dito professor e possui uma percepção da realidade bem mais aguda do que a de seu patrão.

Embora tenha escrito quatro romances e sete ensaios, o romeno - naturalizado francês - Eugène Ionesco (1912-1994) tornou-se imortal graças à sua atuação como dramaturgo. Considerado um dos principais autores do chamado Teatro do Absurdo, Ionesco escreveu 29 peças, sendo A Lição considerada uma de suas obras mais conhecidas.


Ficha Técnica

Dramaturgia: Eugène Ionesco
Direção: Leonardo Simões.
Elenco: Leonardo Simões, Raquel Penner e Luciene Amarante.
Assistente de Produção: Rafa Barcelos


Leonardo Simões

Valerie Lu, por Livia Bastos
Leonardo Simões é diretor, produtor e crítico teatral niteroiense, que também chegou a atuar como pesquisador de artes cênicas, curador de eventos e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Niterói. É formado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, além de ter trabalhado no Instituto de Letras e no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Escreveu e dirigiu diversos espetáculos tanto para o universo infantil, como "O Mistério de Feiurinha" (indicado ao Prêmio Coca-Cola de Teatro de 1990), "Bicho de Sete Cabeças", "Ou Isto ou Aquilo", "Rapunzel" e "Mário, Mar e o Amor", quanto para o adulto, como "O Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo", "Te Conto em Cena" e "Um Não Sei Que, Que Nasce Não Sei Onde", entre muitos outros.

Em 2016, foi curador do Festival "Solos em Cena", que voltou a Niterói depois de um hiato de 10 anos. A mostra de monólogos apresentada no Teatro da UFF, em Icaraí, contou com 16 peças ao todo e trouxe nomes consagrados como Fernanda Montenegro e Júlio Adrião, textos de autores como Lázaro Ramos e participação de atores nascidos em Niterói ou que iniciaram a carreira na cidade.


O Projeto "Ciclo de Leitura Dramatizada"

Desde 2009, o "Ciclo de Leitura Dramatizada" realizado atualmente pela ATACEN – Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói - proporciona à cidade de Niterói e arredores o contato e acesso a textos importantes de grandes autores do teatro brasileiro e mundial. Os textos são escolhidos coletivamente pela Associação e produzidos e encenados pelos melhores profissionais atuantes na cidade.


Serviço

O 9° Ciclo de Leiruras Dramatizadas apresent "A Lição", de Ionesco
Data: Terça-feira, 25 de abril de 2017
Horário: 19h
Duração: 80min
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca (Sujeito à lotação do teatro)

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966